UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Caiu na Rede é Fake leva checagens às periferias
16.09.2020 - 10h00
Rio de Janeiro - RJ

#CaiuNaRede: Projeto de conteúdo da Lupa com coletivos de jornalismo comunitário ajuda a ampliar checagem nas comunidades

Numa produção em conjunto com o Voz das Comunidades e o Favela em Pauta - coletivos de jornalismo comunitário do Rio de Janeiro -. o projeto Caiu na rede: é fake? foi pensado pela Lupa em 2020 como uma forma de expandir o alcance da checagem de fatos no Brasil para grupos que não executam o novo gênero jornalístico de forma regular e ampla.
Através da ação, que contou com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, os coletivos produziram vídeos para o Instagram desvendando informações que circulam na internet e são compartilhadas, principalmente, nas periferias. O trabalho contou com uma escuta ativa das conversas via aplicativos de mensagens e redes sociais. A partir daí, as informações foram selecionadas e verificadas seguindo a metodologia de trabalho da Lupa. O conteúdo foi então disponibilizado semanalmente nos perfis da Lupa, do Voz das Comunidades e do Favela em Pauta no Instagram e pode ser acessado na playlist abaixo.
“A Lupa vem, cada vez mais, intensificando sua atuação em diferentes frentes do jornalismo, com muita preocupação em promover trabalhos colaborativos. O nosso foco é sempre entregar informação mais qualificada ao maior número possível de pessoas em diferentes lugares. O Caiu na rede: é fake? é mais uma forma de fazermos isso”, disse Natália Leal, CEO da Lupa.
O Caiu na rede: é fake? é apresentado pelas jornalistas Amanda Botelho, do Voz das Comunidades, e Lia Soares, do Favela em Pauta, com edição e roteiros de Lethicia Amâncio, Gracilene Firmino e Matheus Andrade, também jornalistas dos coletivos. A supervisão editorial fica a cargo da jornalista Karen Melo, que atua também no Voz das Comunidades.
“Essa parceria da Lupa com dois grandes coletivos de jornalismo é uma baita conquista, pois mostra o quanto a agência preza pela diversidade, atuando com grandes jornalistas de diferentes veículos e linguagens. Desde o início da pandemia o Voz das Comunidades vem atuando contra a desinformação e notícias falsas que circulam nas redes sociais e essa parceria potencializou nosso trabalho”, diz a jornalista Karen Melo.
Além dos vídeos, as checagens semanais também ficaram disponíveis no formato de texto no site da Lupa.
A identidade visual do Caiu na rede foi realizada pela designer Mariana Martins, e o planejamento de social media, pela coordenadora de mídias sociais da Lupa, Raquel Moura. André Loureiro supervisionou a produção de vídeos. A assistente de produção da Lupa, Thuany Rodrigues, acompanhou a parte educativa do projeto. A coordenação de parcerias e negócios foi de Flávia Campuzano, gerente de novos negócios da Lupa. A direção geral do Caiu na Rede foi de responsabilidade de Douglas Silveira e Natália Leal, então diretores de Educação e de Conteúdo da Lupa, respectivamente.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Na mochila
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
FactCheckLab
#SóQueNão
Oficina de checagem
Teen Fact-checking Network
Dúvido, logo penso
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital