UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Live no Tiktok ensina como checar notícias duvidosas
03.08.2022 - 13h48
Rio de Janeiro - RJ
O que fazer quando seu tio fala uma fake news no meio do jantar em família? Aliás, é certo chamar de fake news? E se ficar desconfiado, tem como conseguir checar a informação de maneira fácil? Baseada nessas perguntas, a Lupa lançou uma temporada de vídeos no TikTok para abordar essas e outras dúvidas que povoam o ecossistema da desinformação. A produção mostra como se pode tratar de temas densos de maneira pedagógica e contou com a participação do professor de Biologia e influenciador Yago Stephano em uma live para abordar como identificar informações duvidosas.
“As fake news estão em várias áreas. Na Biologia, aparecem diversas delas. É impressionante o número de pedidos que recebo para checar se uma informação é verdadeira ou não. Usamos o canal para mostrar vários exemplos, mas todo mundo pode já ter algum pé atrás percebendo algumas características que geralmente estão nessas mentiras”, avalia Yago, que produziu vários vídeos desmistificando desde seres míticos do mar, como sereias, até imagens que indicavam construções históricas que nunca existiram.

Essa parceria com o TikTok mostra como a educação midiática deve ser feita em diferentes frentes e formatos. Somente nessa plataforma temos uma série de novos vídeos leves e divertidos e, ao mesmo tempo, podemos fazer lives com influenciadores para ampliar a boa informação para um público maior.

Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa

Yago participou da live com o coordenador de Educação da Lupa, Raphael Kapa, para mostrar alguns desses elementos que podemos identificar como indicadores de que uma informação pode ser duvidosa. 
“Essa parceria com o TikTok mostra como a educação midiática deve ser feita em diferentes frentes e formatos. Somente nessa plataforma temos uma série de novos vídeos leves e divertidos e, ao mesmo tempo, podemos fazer lives com influenciadores para ampliar a boa informação para um público maior. O próximo desafio é usar esse espaço para combater a desinformação durante a eleição”, anuncia Kapa.
Veja aqui alguns dos vídeos de julho:
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Artigos
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital