UOL - O melhor conteúdo
Lupa
INSCRIÇÕES ABERTAS
Lupa e Unisinos lançam pós-graduação com foco em Educação Midiática
03.02.2023 - 19h27
Rio de Janeiro - RJ
A cultura digital mudou a forma como ensinamos, aprendemos e nos relacionamos no século XXI. Mas adaptar práticas de ensino ao mundo atual exige mais do que incorporar recursos tecnológicos à sala de aula. Por isso, a Lupa, em parceria com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), lança em 2023 o curso de especialização em Educação Midiática
Com foco em educadores (professores, pedagogos, coordenadores e diretores), a formação é aberta a profissionais de comunicação com interface na educação e profissionais de outras áreas que desejam expandir conhecimentos em educação para as mídias e combate à desinformação. 
"Enquanto educadores, mais do que explicar, precisamos mobilizar nossos alunos em relação às mídias que nos cercam na atualidade. É preciso desenvolver habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional", conta Raphael Kapa, coordenador de Educação da Lupa
A grade do curso aborda temas como a relação das mídias com a educação e seus impactos sociais ao longo da história; a estrutura e o funcionamento das plataformas digitais e ecossistemas midiáticos; ferramentas e métodos para desenvolvimento de projetos pedagógicos e políticas públicas de combate à desinformação e democracia digital, e ainda recursos de comunicação para a prevenção da violência e mediação de conflitos no ambiente escolar e digital. 
"Formar cidadãos capazes de discernir informação confiável diante de conteúdos nocivos nos meios digitais tornou-se uma urgência para as diferentes gerações, desde a infância", explica Taís Seibt, professora da Unisinos e uma das coordenadoras do curso. "Afinal, a leitura e uso crítico das mídias, aproveitando seus recursos e entendendo seus funcionamentos, é também um caminho para fortalecer a democracia", completa.  
Educação no combate à desinformação
"A parceria com a Unisinos representa um passo muito importante para o trabalho de educação midiática desenvolvido pela Lupa. Acreditamos que educar para as mídias é hoje uma das formas mais consistentes de combate à desinformação a médio e longo prazo", diz Natália Leal, Diretora-executiva da Lupa
A Lupa enxerga a necessidade de unir esforços para ampliar o alcance da educação e do jornalismo. Por isso, em todos os projetos, procura se conectar com instituições e empresas que compreendam a importância da educação midiática e do combate à desinformação para a construção de uma sociedade mais analítica, capacitada e crítica. Na pós-graduação da Unisinos, além de docentes da Universidade, o curso terá como professores, membros da equipe de educação da Lupa
"Acreditamos nessa integração de expertises teóricas e práticas como caminho para promoção da educação midiática. Queremos contribuir para transformar métodos de ensino e os modus operandi de educadores, qualificando sua atuação de forma multidisciplinar", diz Seibt, que é também professora do curso de Jornalismo da Unisinos. 
Como se inscrever?
As inscrições estão abertas até abril e devem ser feitas pelo site oficial da Unisinos. As aulas serão totalmente remotas. O curso tem carga horária de 360 horas, com duração de dois anos - início em abril de 2023 e término em dezembro de 2024. 
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo:
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital