UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Projetos estudantis incentivam a criatividade e amplificam vozes em escolas do Rio
17.02.2023 - 18h09
Rio de Janeiro - RJ
Por Henrique Fontes, da Pace Educação
* Esse conteúdo faz parte da Intervalo, newsletter de educação da Lupa. Para ler mais, assine já.
No Rio de Janeiro, estudantes de duas escolas são parte de projetos diferentes, mas que buscam o mesmo objetivo: estimular a criação, independência e organização entre os alunos. E de quebra, dar a eles conceitos teóricos e práticos sobre como funcionam as mídias tradicionais e digitais de conteúdo jornalístico. No bairro Quintino Bocaiúva, na Zona Norte do Rio, a Escola Municipal Oswaldo Teixeira produz o telejornal Jornal Emot. Ao mesmo tempo, a Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen, localizada na Vila Kennedy, Zona Oeste da cidade, realiza dois projetos, o podcast A Marechal Tá On e o jornal impresso Marechal News.
Na E.M. Oswaldo Teixeira, alunos do Ensino Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental são os responsáveis pela produção do jornal. Esse projeto teve início com a sugestão da Marina Bernardo, uma estudante do 1º ano do Fundamental que sonha em ser jornalista e cobrir eventos. Segundo a diretora Bruna Mannarino, a aluna veio até ela, inicialmente, com a ideia de fazer um jornal de fofocas, mas que se transformou num grande telejornal, com direito a entrevistas com a Secretaria de Educação, a MultiRio e a coordenação da escola.
Mannarino diz que a escola sempre buscou incentivar o protagonismo dos estudantes em todos os projetos realizados na escola e o Jornal Emot é um dos projetos mais queridos. “São os alunos que decidem as pautas abordadas, quem irão entrevistar. Nós só lapidamos e organizamos as ideias”, comenta a diretora. A única parte do projeto que ainda não tem participação dos alunos é a edição do telejornal, mas com a criação de uma nova sala exclusivamente para o veículo, Bruna Mannarino diz que pretende instalar um computador para que os alunos aprendam a editar o jornal por conta própria.
Já na E.M. Marechal Alcides Etchegoyen, os alunos conduzem dois projetos: um podcast e um jornal impresso. O programa de áudio A Marechal Tá On é organizado pelo professor Renato de Lima, que supervisiona o projeto e distribui funções. O trabalho duro é feito pelos alunos, que discutem e decidem o tema, escrevem o roteiro e gravam o programa. Os episódios do A Marechal Tá On também são disponibilizados em serviços de streaming de músicas, como Spotify, Amazon Music e Google Podcast.
Produção do podcast Marechal Ta On
A outra iniciativa da Marechal Etchegoyen é o jornal Marechal News, que envolve 20 alunos de turmas do 7º ao 9º ano do Fundamental. Os temas abordados são todos muito atuais e os alunos já publicaram edições sobre assédio sexual, saúde mental, depressão, a Guerra da Ucrânia, mas também resenhas de filmes e mini-biografias de personalidades da própria Vila Kennedy, como o ator André Ramiro, que trabalhou no filme Tropa de Elite.
Edição do jornal Marechal News
Mônica Borges, diretora do Marechal, comenta que as duas iniciativas "contribuem para desenvolver a autonomia, capacidade crítica dos alunos, argumentação, pesquisa, leitura e dialogar com outras ideias”. A educadora afirma que os temas são propostos pelos próprios alunos e os professores apenas supervisionam, garantindo que tudo corra bem.
Essas três atividades são parte do projeto Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede. A agência foi criada pela MultiRio ano passado, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e a Lupa, como uma rede de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, estimulando a realização de iniciativas e novas práticas na Rede Estadual.
A MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios - é um órgão público vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Rio que tem como missão pesquisar linguagens e formatos, experimentar possibilidades tecnológicas em conteúdos curriculares, produzir recursos de aprendizagem, ampliar as formas de distribuição de produtos educativo-culturais e capacitar os profissionais da educação para a utilização das mídias em sala de aula.
* Esse conteúdo faz parte da Intervalo, newsletter de educação da Lupa. Para ler mais, assine já.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Na mochila
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
FactCheckLab
#SóQueNão
Oficina de checagem
Teen Fact-checking Network
Dúvido, logo penso
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital