UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Conheça quem representará o Brasil em rede internacional de jovens checadores
01.04.2023 - 11h31
Rio de Janeiro - RJ
O programa de alfabetização midiática digital MediaWise, do Instituto Poynter, está expandindo internacionalmente sua rede de verificação de fatos para jovens  da Alemanha e do Brasil, onde a Lupa será representante com 5 jovens.

A Teen Fact Checking Network foi lançada em 2019 com o objetivo de atingir 1 milhão de adolescentes nos Estados Unidos por meio de uma educação cooperativa. Em quatro anos o projeto conta com mais de 12 milhões de visualizações nos vídeos produzidos pela TFCN no YouTube, TikTok e Instagram.
Agora, com os impactos reais da TFCN evidentes e com o apoio do Google, o MediaWise se associará à Lupa no Brasil e à Deutsche Presse-Agentur (DPA) na Alemanha para alcançar a Geração Z nesses países por meio de plataformas sociais populares.
"A Teen Fact-Checking Network incorpora tudo o que torna o MediaWise tão impactante: inovação, representação e educação midiática inserida no jornalismo", diz Alex Mahadevan, Diretor do MediaWise. "Chegamos a milhões de Gen Zers - o grupo que dá forma ao nosso futuro - nos EUA, e eu não poderia estar mais entusiasmado em fazer o mesmo no Brasil e na Alemanha".
Os jovens checadores selecionados nesses países ensinarão a seus colegas como serem pensadores críticos ao consumir informações digitais, criando vídeos que demonstrem ferramentas para desmascarar alegações, enquanto capacitam seus colegas com habilidades de alfabetização midiática digital. O objetivo é imunizá-los - muitos dos quais são eleitores pela primeira vez - contra a desinformação.

Os adolescentes apresentarão 10 verificações de fatos por país a partir de maio de 2023, cobrindo tópicos que os adolescentes enfrentam diariamente em suas redes sociais. Os vídeos abordarão tendências em esportes, saúde, entretenimento, ciência e até finanças. A Teen Fact-Checking Network entregará verificações de fatos em seus idiomas regionais.
No Brasil, os jovens selecionados são:
  • Alessandro Lucas Monteiro Fernandes - Fortaleza, CE
  • Camila dos Reis Castro - Ariquemes, RO
  • Diego Rodrigues de Abreu -  Marabá, PA
  • Linda Alves Oliveira Moreira da Silva - Araraquara, SP
  • Tiago da Silva Côrtes - Boa Vista, RR
"No Google, fazemos parcerias com organizações que têm objetivos comuns de ajudar as pessoas a desenvolver habilidades de alfabetização da informação. É por isso que construímos ferramentas e recursos em nossos produtos para apoiar esses esforços e também por que apoiamos programas como a Teen Fact-Checking Network. Sabemos que a alfabetização da informação é fundamental em todo o mundo, por isso estou orgulhoso de poder fazer parceria com o Mediawise para levar este programa a dois novos países - Alemanha e Brasil", disse LaToya Drake, Chefe da América do Norte no Google News Lab.

Lupa, DPA e a TFCN do Mediawise são signatários verificados da International Fact-Checking Network (IFCN), uma comunidade global de organizações de verificação de fatos comprometida com a justiça, verdade e transparência.
"Estamos muito felizes em fazer parte da Teen Fact-Checking Network com a dpa-Faktencheck", disse Teresa Dapp, editora-gerente da equipe de verificação de fatos da dpa. "Também na Alemanha, as redes sociais são uma fonte central de informação para os jovens. A fim de formar suas próprias opiniões com base em fatos, eles precisam se tornar mais conscientes de que também há muitos disparates e mentiras deliberadas na internet".
O coordenador de educação da Lupa, Raphael Kapa, disse que programas como o TFCN capacitam os jovens, assim como educadores e jornalistas. "Esta troca de experiências pedagógicas nos atualiza e nos prepara melhor para lidar com a enchente de conteúdo de mídia que recebemos hoje", disse Kapa.

Sobre o Instituto Poynter
O Poynter Institute for Media Studies é um líder global em educação jornalística e um centro estratégico que representa a excelência intransigente no jornalismo, na mídia e no discurso público do século 21. Os professores do Poynter ensinam seminários e workshops no Instituto em São Petersburgo, Flórida, e em salas de redação, conferências e organizações ao redor do mundo. Sua divisão de e-learning oferece o maior currículo de jornalismo online do mundo, com centenas de cursos interativos e dezenas de milhares de usuários internacionais registrados. O site do Instituto produz cobertura 24 horas sobre mídia, ética, tecnologia e o negócio de notícias. Poynter é o lar do Centro Craig Newmark de Ética e Liderança, do PolitiFact vencedor do Prêmio Pulitzer, da International Fact-Checking Network e do MediaWise, um projeto de alfabetização de informação digital para jovens, eleitores de primeira viagem e cidadãos idosos. Saiba mais em poynter.org.

Sobre o MediaWise
MediaWise é uma iniciativa de alfabetização sobre mídia digital do Instituto Poynter. O programa ensina a pessoas de todas as idades e origens como se envolver de forma responsável com o conteúdo online na era da sobrecarga de informações. A empresa de verificação de fatos foi criada em 2018 para capacitar os cidadãos a encontrar fontes confiáveis e dar sentido à vasta quantidade de informações ao alcance de seus dedos. Traz ferramentas simples, porém eficazes, de alfabetização sobre mídia digital para as pessoas onde elas estão - seja no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter ou TikTok ou em um dos seis países onde o MediaWise opera - e as acompanham em cada passo para determinarem o que é real e o que não é na Internet. Saiba mais em poynter.org/mediawise.

Sobre a Deutsche Presse-Agentur
A Agência de Imprensa Alemã (dpa) foi fundada em 1949 e é uma das principais agências de notícias independentes do mundo. A organização fornece à mídia, empresas e outras organizações conteúdo editorial, incluindo texto, fotos, vídeos, gráficos, áudio e outros formatos. Como uma agência internacional, a dpa reporta em sete idiomas. A empresa tem cerca de 1.000 jornalistas em cerca de 150 locais na Alemanha e no exterior. Seus acionistas consistem em cerca de 170 empresas alemãs de mídia. Os profissionais trabalham de acordo com os princípios delineados no estatuto da dpa: independentemente de ideologias, interesses comerciais e governos. A mesa central de edição, chefiada pelo editor-chefe Sven Gösmann, está localizada em Berlim. A equipe administrativa é liderada pelo CEO Peter Kropsch e sediada em Hamburgo. O Presidente do Conselho é David Brandstätter (Main-Post GmbH, Würzburg). Internet: www.dpa.com (alemão, inglês, espanhol, árabe).


Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Artigos
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital