UOL - O melhor conteúdo
Lupa
8 benefícios da educação midiática
26.02.2024 - 07h15
Rio de Janeiro - RJ
Fica cada vez mais nítida a eficiência e a diversidade de aplicações da Educação Midiática dentro e fora das salas de aula. Afinal, em um mundo conectado e produzido por meio das mídias, utilizar, debater e compreender seus funcionamentos, potenciais e riscos não é mais apenas uma opção, mas uma necessidade. 
Educar para as mídias deve ser enxergado por educadores e pela sociedade em geral como prática que estrutura o processo formativo de todo cidadão do século XXI. 
Sabendo disso, a Associação Nacional de Educação Midiática (NAMLE) dos Estados Unidos realizou um extenso levantamento com 310 participantes, de julho a setembro de 2023, publicado no início de 2024. 
Entre os dados estão 8 benefícios ligados à prática e incorporação da Educação Midiática, não apenas dentro mas também fora das escolas e salas de aula.
Confira:  

1.

Expande o conceito de alfabetização para incluir todas as formas de mídia e integra vários letramentos no desenvolvimento de criadores e consumidores de mídia conscientes.

2.

Promove práticas de ensino que priorizam a investigação curiosa e auto-reflexiva, enfatizando a lógica e a evidência.

3.

Incentiva a prática de investigação ativa, reflexão e pensamento crítico sobre as mensagens que produzidos, consumimos e compartilhamos.

4.

Suscita oportunidades de desenvolvimento de habilidades integradas, intercurriculares, interativas e apropriadas à idade e estágio de desenvolvimento de cada um.

5.

Apoia uma cultura de mídia participativa, na qual os indivíduos exploram e debatem  inúmeras responsabilidades éticas envolvidas no processo de uso, criação e compartilhamento de conteúdos midiáticos

6.

Afirma que um cenário de mídia saudável para o bem público é responsabilidade compartilhada que envolve empresas de mídia e tecnologia, governos e sociedade civil

7.

Enfatiza a investigação crítica sobre os papéis das indústrias midiáticas na sociedade, incluindo como essas indústrias influenciam e são influenciadas por sistemas de poder, com implicações para equidade, inclusão, justiça social e sustentabilidade.

8.

Capacita os indivíduos a serem participantes informados, reflexivos, engajados e socialmente responsáveis em uma sociedade democrática. 

Este conteúdo é adaptado, baseado em um relatório da Associação Nacional de Educação Midiática (NAMLE), dos Estados Unidos, publicado no início de 2024.

Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo:
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital