UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Eleições 2024
Manual de Sobrevivência Eleitoral #3 - Dados percentuais, números irreais
17.09.2024 - 22h00
Rio de Janeiro - RJ
O período eleitoral é um momento decisivo para celebrar e fazer valer a democracia. Mas tem se tornado também um dos mais confusos para o cidadão brasileiro. Manual de Sobrevivência Eleitoral da Lupa traz conteúdos para te ajudar a sobreviver às desinformações eleitorais e escolher seus candidatos de forma segura.

Essa é uma das marcas das campanhas eleitorais no Brasil: candidatos e candidatas que recorrem a indicadores percentuais para elogiar seus feitos ou atacar os dos adversários. Pode não ser um problema no debate democrático, desde que os dados confirmem a realidade. O problema é que existem episódios em que não há dados.  
Percentuais de crescimento econômico, inflação, aumento de indicadores de criminalidade, dados relativos à saúde e educação são constantemente descontextualizados ou distorcidos – para mais ou para menos – com objetivo de dar suposta credibilidade à fala dos concorrentes aos cargos.
Debates são o principal momento para que percentuais e dados sejam utilizados para mobilizar o eleitor
No exemplo abaixo, durante debate da Band, , Ricardo Nunes (MDB), candidato à prefeitura de SP, desinforma com dados percentuais, ao falar da redução do ISS (Imposto de Serviços de Qualquer Natureza). [Confira a íntegra da checagem]

Neste outro exemplo, José Luiz Datena (PSDB), candidato à prefeitura de SP, desinforma com dados percentuais, ao falar do número de alunos atendidos pelo programa de escola integral do município. [Confira a íntegra da checagem]
Sendo assim...
Fique atento às propagandas eleitorais, posts em redes sociais e apresentações de resultados de pesquisas e nos percentuais que candidatos apresentam. Procure saber a fonte de onde os dados foram extraídos e qual a metodologia utilizada. 
Torturar números para dizer o que se quer não passa nem perto de uma prática democrática, base para um processo eleitoral legítimo.  
Afinal, um crescimento de 100% em um indicador absoluto de cinco pessoas é só aumentar mais cinco pessoas…
Segure o dedo e pense 2x antes de compartilhar! 

LEIA MAIS
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo:
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital