UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Eleições 2024
Manual de Sobrevivência Eleitoral #5 - Linha tênue entre humor e desinformação
19.09.2024 - 16h35
Rio de Janeiro - RJ
O período eleitoral é um momento decisivo para celebrar e fazer valer a democracia. Mas tem se tornado também um dos mais confusos para o cidadão brasileiro. Manual de Sobrevivência Eleitoral da Lupa traz conteúdos para te ajudar a sobreviver às desinformações eleitorais e escolher seus candidatos de forma segura.

Esteja atento aos vídeos e áudios de sátiras, paródias e imitações envolvendo candidatos, suas campanhas e apoiadores. Saber diferenciar quais deles buscam apenas provocar risadas e quais têm a intenção de deslegitimar ou difamar o candidato adversário pode se tornar decisivo para evitar que você caia em uma fake ou jogue fora o seu voto. 
É bem verdade que nem sempre uma peça de humor é criada para desinformar ou gerar confusão. Mas mesmo sem a intenção, ela pode provocar esse efeito, criando uma linha tênue entre o humor, o protesto e, no limite, a desinformação. 
Um dos casos mais emblemáticos é o do Macaco Tião, o chimpanzé que foi colocado como candidato a prefeito do Rio de Janeiro, em 1988.
O gesto tinha o caráter de brincadeira e protesto, promovido pelo grupo de humor, Casseta Popular, que depois deu origem ao programa televisivo Casseta e Planeta, para mostrar a falta de boas opções de candidatos. Caso a candidatura tivesse sido validada, Tião, que recebeu 400 mil votos, teria ficado em terceiro lugar na disputa. Na frente de candidatos tradicionais como Artur da Távola e Roberto Jefferson.
Da brincadeira à cadeira na Câmara dos Deputados 
Outro exemplo é o do humorista Tiririca, que se candidatou e foi eleito o Deputado Federal mais votado de 2010, com o slogan: “Tiririca. Pior que tá, não fica”. Chegou a ter sua candidatura questionada, acusado de analfabetismo, mas em 2013 foi considerado como alfabetizado pelo STF e seguiu exercendo o mandato. O sucesso de Tiririca nas eleições fez com que, pelo coeficiente eleitoral, ele levasse outros deputados ao Congresso. Atualmente,Tiririca está no quarto mandato consecutivo como Deputado Federal.
Imitação de candidatos já confundiu muita gente
Em 2018, o humorista Marcelo Adnet participou da série Tutorial dos Candidatos, produzida pelo Jornal O Globo, em que imitava candidatos à presidência e ao governo do Estado.
A proximidade com a voz do ex-presidente Jair Bolsonaro era tanta que três anos depois, durante uma greve de caminhoneiros, muitos dos grevistas se recusaram a acreditar em um áudio em que Bolsonaro pedia para que as estradas fossem liberadas. A alegação? De que  não seria Bolsonaro, mas Adnet na gravação do trecho, o que foi desmentido pelo próprio ex-presidente na época.   
Segure o dedo e pense 2x antes de compartilhar!

LEIA MAIS
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo:
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital