UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Eleições 2024
Manual do Diálogo Eleitoral #1 - Fato x Opinião: o X da questão
16.10.2024 - 19h05
Rio de Janeiro - RJ
As eleições são a época mais desafiadora do ano para boas conversas, ainda mais no 2º turno. O problema é que esse momento é quando mais precisamos de diálogo, bons argumentos e troca de ideias. O Manual do Diálogo Eleitoral te mostra como manter conversas políticas em um bom nível, seja em casa, na fila da padaria, no elevador do trabalho, na mesa do bar ou lá onde for, sobre diferentes temas ligados à política e às eleições sem perder a cabeça e a saúde.

Fato ou opinião?
Para início de conversa, é fundamental deixar claro para a outra pessoa se vocês vão tratar de fatos ou de opiniões.  Afinal, muita gente ainda confunde uma coisa com a outra. Se estamos falando de opiniões, trata-se de visões subjetivas sobre determinado candidato ou tema, que podem variar de pessoa para pessoa. 
Já se a conversa for baseada em fatos, aí é preciso recorrer a dados, informações e provas objetivas para os argumentos e as ideias que você e a outra pessoa pretendem defender.  
Priorize a razão e deixe de lado a emoção 
Há espaço para tudo, mas em contexto eleitoral, se torna mais produtivo e seguro basear o diálogo nos fatos – objetivos e concretos – e não opiniões – muito ligadas às emoções e quase sempre distantes de uma conversa sustentada de forma racional. 
Qual é o objetivo da conversa? 
Depois disso, pode ser útil refletir sobre qual é o objetivo da conversa: ter razão, poder escutar o outro e considerar seus argumentos ou convencê-lo de que seu candidato é o melhor a qualquer custo?
Seja qual for o caminho, o mais importante neste ponto é lembrar que a conversa deve ser produtiva, fazendo com que você respeite a escolha eleitoral do outro e que ele, do mesmo modo, possa respeitar a sua.  
LEIA MAIS

MAIS SOBRE eleições 2024
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo:
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital