UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Enem
O Enem é direita ou de esquerda? No final, não é isso o que importa na avaliação
08.11.2024 - 18h10
Rio de Janeiro - RJ
Uma prova que mobiliza milhões de brasileiros com o sonho de uma vaga no ensino superior gera dúvidas sobre o que ela exige e quais conteúdos aparecem. Apesar da prova ser muito mais conteudista no dia que avalia Ciências da Natureza – as antigas Biologia, Física e Química – e Matemática, é nas provas de Linguagens e de Ciências Humanas que geralmente as polêmicas aparecem. Menos de 24 horas após a realização do primeiro dia de exame, as redes sociais foram usadas para publicar supostas denúncias de que o Enem estaria mais alinhado à esquerda devido ao atual governo federal, de Lula. 
Uma das questões que viralizou trata de um conceito elaborado por Karl Marx, autor do “O Capital”, a partir do qual se  faz uma crítica sobre o papel do trabalhador estar alienado do processo de produção de algo que ele mesmo produz.
O autor do texto utilizado é um filósofo e economista grego-francês, de viés socialista, que escreveu um livro chamado “Socialismo ou Barbárie”, nitidamente favorável ao sistema defendido por Karl Marx. 
Essa questão poderia denunciar a prova como uma avaliação pautada pela esquerda. Mas, é preciso lembrar que a prova do Enem é elaborada com base em habilidades e competências. Na prática, isso significa que as questões são direcionadas para avaliar se o candidato é capaz de entender o que o comando da questão está solicitando e utilizar o conteúdo do texto como referência para respondê-la.
Mas, o Enem pode usar só textos de autores de esquerda?
Os textos podem ser de autores de esquerda ou de direita. Nesta edição, por exemplo, um autor considerado de esquerda, Stuart Hall, teve um texto utilizado, em que a resposta pode ser considerada uma afirmação majoritariamente negada por seus pares: o fato de a globalização ter sido fenômeno positivo para as minorias.
Entre Karl Marx e Adam Smith?
De forma ilustrativa, se fossemos considerar a polarização entre esquerda e direita de maneira ferrenha, poderíamos trazer para este debate os defensores originais dos dois principais sistemas sociais e ideológicos em disputa nos últimos séculos: Karl Marx e Adam Smith. No caso de Marx, o socialismo, contra o sistema capitalista. No caso de Smith, o liberalismo, em defesa do livre mercado e pilar do pensamento capitalista prevalecente até hoje. Se somarmos  todas as edições do Enem – incluindo  aí os cancelados, os exames aplicados para pessoas privadas de liberdade e até os simulados… A conta seria de quatro textos baseados em Marx e três em Smith. 
Da mesma forma que a prova já trouxe autores mais ligados ao campo progressista, como Milton Santos e Slavoj Žižek, também trouxe fragmentos das obras de Santo Agostinho, Thomas Hobbes e Leonardo Padura, um tradicional crítico do regime socialista cubano. 
E como as questões são feitas?
As questões do Enem são construídas com o objetivo principal de mensurar domínios de habilidades e competências previstas pela BNCC. Logo, um tema de esquerda ou de direita torna-se indiferente nessa análise.
Para ser selecionada e aparecer na segunda maior prova de seleção mundial – apenas atrás do Gaokao, o vestibular chinês – é necessário que a questão passe por várias etapas, que vão da elaboração, passando pela revisão, ajustes técnicos, até a aplicação em pré-teste, retorno, e, por vezes, pela repetição do processo inteiro. Depois disso, elas fazem parte do BNI, o Banco Nacional de Itens, a partir de onde  formuladores da prova extraem os dados  para montarem a versão final do Enem.

LEIA MAIS
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo:
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital