UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Saúde e Covid-19
Ação comunicativa dos agentes comunitários de saúde no Brasil e o enfrentamento à desinformação
Artigo de: Gislane Pereira Santana

Esta tese apresenta um estudo sobre a ação comunicativa do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate à Endemias (ACE) no Brasil, a partir de uma investigação sobre a desinformação no contexto da saúde coletiva. A pesquisa considera três aspectos distintos que compõem a atuação dos profissionais: Conhecimento individual (ACS e ACE); Conhecimento de questões ligadas à equipe (equipes de trabalho do ACS e ACE); Conhecimento de questões ligadas às famílias assistidas (ACS e ACE em ação). Foi possível averiguar as habilidades do ACS e ACE em filtrar informações, com vistas a combater a disseminação de falsas notícias que são veiculadas nas redes e mídias sociais. Com abordagem quantitativa e qualitativa a pesquisa apresenta uma ampla abordagem, abrangendo ACS e ACE das 26 unidades federativas e do Distrito Federal buscando comprovar a necessidade de implementar métodos mais eficazes voltados às práticas de comunicação comunitária para o combate à desinformação. 


Conclui-se que a atualização das práticas de comunicação comunitária pode contribuir para o enfrentamento da desinformação no contexto da saúde coletiva no Brasil. Objetiva-se, a partir do resultado da presente pesquisa, comprovar que a desinformação foi responsável pelo agravo da pandemia do Covid-19 no Brasil, e pode acentuar os problemas causados por arboviroses no país. É possível definir, de forma estruturada, qualificada e baseada no conhecimento técnico-científico, a atuação do ACS e do ACE, de modo que esses profissionais possam realizar uma comunicação comunitária dentro de parâmetros mais seguros, evitando que falsas notícias interfiram no resultado do trabalho realizado junto à população.

Palavras-chave: Agente de Saúde; Informação; Comunicação em Saúde; Desinformação
Sobre os(as) autores(as):

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), estuda assuntos relacionados à Desinformação. É professor do curso de Ciência da Computação do Uniceub e Sistemas de Informação do Unieuro. Bacharel em Relações internacionais, Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.

Ano: 2023
Área do Conhecimento: Ciência da Informação
Fonte da publicação: UnB
Formato: Tese
Conteúdo: Científico
Tamanho: 358
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital