UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Saúde e Covid-19
Campanhas de prevenção às arboviroses dengue, zika e chikungunya do Ministério da Saúde na perspectiva da educação e comunicação em saúde
Artigo de: Natália Fernandes de Andrade; Elizabeth Alves de Jesus Prado; Ádria Jane Albarado; Maria Fátima de Sousa; Ana Valéria Machado Mendonça

Este artigo analisa os cartazes das campanhas nacionais sobre dengue, zika e chikungunya realizadas pelo Ministério da Saúde entre 2013 e 2017 para prevenção das arboviroses. Trata-se de uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa de 18 peças publicitárias coletadas no site da instituição. Para tanto, além dos dados textuais contidos nos cartazes, foram considerados os achados encontrados a partir da descrição das peças. As categorias temáticas analíticas que emergiram da observação do material foram: mobilização; orientação; e informação. Após o surgimento da chikungunya e da zika em 2014 e 2015, respectivamente, a instituição saiu da produção anual de 1 para 3,6 peças. O layout dos cartazes segue a lógica de técnicas de comunicação comercial, sem se preocupar com a diferença entre um produto mercantil e um direito universal. Não há articulação com as tecnologias de informação e comunicação, e os cartazes responsabilizam a população pela prevenção das doenças. Houve uma mudança nas mensagens sobre os cuidados, adotando-se a ênfase nas consequências e sequelas das arboviroses, não havendo espaço para educação e promoção da saúde. Constataram-se a transmissão de informações e a imposição de orientações, distante daquilo proposto pela comunicação educativa, que pressupõe ações pensadas conforme as necessidades dos usuários.

Palavras-chave: Comunicação em saúde; Educação em saúde; Dengue; Zika vírus; Vírus chikungunya.
Sobre os(as) autores(as):

Natália Fernandes de Andrade é Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Brasília - Campus Samambaia (IFB). Graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Professora Voluntária do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (DSC/FS/UnB).

Ádria Jane Albarado é Mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências da Saúde da UnB (FS/UnB). Professora do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (CEAM/UnB). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/ UnB). Jornalista pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Especialista em Docência na Educação profissional, técnica e tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). 

Maria Fátima de Sousa é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós doutorado pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciências Sociais pela UFPB, especialista em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem pela UFPB. 

Ana Valéria Machado Mendonça é Pós doutora em Comunicação em Saúde, pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração da Comunicação e graduação em Filosofia, Jornalismo e Relações Públicas. 

Elizabeth Alves de Jesus Prado é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. Possui graduação e mestrado na mesma área e instituição. 


Ano: 2020
Área do Conhecimento: Saúde
Fonte da publicação:
Formato: Artigo
Conteúdo: Científico
Tamanho: 10 páginas
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital