Sites e portais produtores de desinformação são cada vez mais comuns atualmente e um dos motivos que explica a viabilidade de seu modelo de negócios é a automatização algorítmica na seleção e exibição de anúncios publicitários. Com audiências crescentes, tais portais figuram como espaços disputados e valorizados, recebendo em suas páginas anúncios de grandes marcas e de alto valor. O presente artigo busca identificar uma possível solução para mitigar os ganhos de sites com publicidade baseada em mecanismos de micro direcionamento e automatização algorítmica. Como resultado, conclui-se que uma resposta regulatória capaz de criar mais transparência para os anúncios algorítmicos, contribuiria para realinhar os incentivos dos anunciantes, reduzindo sua disposição de expor sua marca em sites desinformativos.
Ivan Alberto Hartmann é doutor em Direito Público pela UERJ, mestre em Direito Público pela PUC-RS e mestre em Direito pela Harvard Law School. Ex-professor associado e pesquisador da FGV Direito Rio., é coordenador executivo da Revista Direitos Fundamentais e Justiça.