O artigo discute as características do discurso desinformativo sobre meio ambiente no Facebook, trazendo como estudo de caso as queimadas no Pantanal Brasileiro. A partir de um conjunto de dados de 147.362 publicações de páginas e grupos públicos no Facebook, obtidas através do CrowdTangle, ferramenta do Facebook que facilita o monitoramento de conteúdos nas redes sociais. O estudo se utiliza de Análise de Redes Sociais e Análise Crítica de Discurso para compreender como ocorrem os fluxos e enquadramentos discursivos da desinformação. Os resultados apontam para uma circulação polarizada do discurso desinformativo, principalmente por grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, com estratégias focadas no sensacionalismo e no alinhamento político. Nota-se ainda que a pauta do meio ambiente não aparece necessariamente associada a questões de preservação ambiental, mas frequentemente atrelada ao debate político.
Raquel Recuero é professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos programas de Ciência da Informação, Ciência da Comunicação e Linguística Aplicada. É diretora do Laboratório interdisciplinar MIDIARS.
Felipe Bonow Soares é doutor em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisador visitante em estágio de doutorado sanduíche no Social Media Lab, Ryerson University, Toronto, Canadá (2019 e 2020) e mestre em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas com bolsa da Capes.