O artigo apresenta a percepção e a persuasão como fatores importantes na determinação da credibilidade das fake news científicas. A partir das respostas de 232 participantes a um questionário online (27 questões fechadas e uma aberta), o estudo constata que a chance de pessoas acreditarem e compartilharem uma notícia varia de acordo com a plataforma onde o conteúdo é veiculado. Além disso, identifica-se que o uso de jargões científicos na estrutura de uma notícia falsa - simulando, mas substituindo a fala do especialista - contribui para sua validação. Os resultados obtidos demonstram ainda que pessoas de baixa renda e baixa escolaridade estão mais suscetíveis a serem persuadidas pelas fake news. Como encaminhamento, o artigo aponta a necessidade do letramento midiático, informacional e científico, a serem incorporados ao contexto escolar e, principalmente, à formação de professores.
Sheila Fretas Gomes é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP) na área de concentração: Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ (2018).
Juliana Coelho Braga de Oliveira Penna é mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa "Educação Científica, Matemática e Tecnológica". Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP., foi premiada, por dois anos seguidos (2016 e 2017), pela Secretaria de Educação com o Prêmio Professor - Práticas Pedagógicas de Sucesso.
Agnaldo Arroio é professor associado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orienta e supervisiona Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências. Chair da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) entre 2018 e 2020 e entre 2020 e 2022, foi representante da América do Sul na organização; diretor de Educação na Associação Brasileira de Química (ABQ) (2013-2015; 2015-2017), diretor de Assuntos Internacionais da associação (2017-2019) e coordenador do Doutorado Interinstitucional Dinter - UFPI - FEUSP. Foi assessor da Japan International Cooperation Agency (JICA) entre 2013 e 2018.