UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Política
Fake news e fact-checking nas eleições presidenciais de 2018: um estudo qualitativo sobre o projeto Comprova
Artigo de: Giulia Sbaraini Fontes, Paulo Ferracioli Silva, Andressa Butture Kniess

O artigo tem como objetivo averiguar como ocorreu a checagem de boatos durante o processo eleitoral de 2018, tendo como foco a produção dessas verificações. O objeto empírico do trabalho é o projeto Comprova, que reuniu jornalistas de 24 diferentes meios de comunicação, dentre emissoras de rádio e televisão, jornais impressos e online de todo o país. Para atingir o objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro jornalistas atuantes no projeto à época. As respostas foram submetidas a uma Análise de Conteúdo, por meio do software Iramuteq. Os resultados apontam o WhatsApp como uma das ferramentas mais utilizadas pelos jornalistas durante os processos de checagem. Outro resultado é a constatação de que as técnicas de fact-checking diferem em alto grau das técnicas de apuração jornalística tradicional. 

Palavras-chave: Fact-checking; Eleições; Comprova.
Sobre os(as) autores(as):

Giulia Sbaraini Fontes é doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Ciência Política pela mesma instituição (2018) e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), da UFPR.

Paulo Ferracioli Silva é doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Comunicação pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), da UFPR.

Andressa Butture Kniess é doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Ciência Política pela mesma instituição (2019) e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), da UFPR.

Ano: 2019
Área do Conhecimento: Ciência Política
Fonte da publicação: UnB
Formato: Artigo
Conteúdo: Científico
Tamanho: 23 páginas
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital