UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Saúde e Covid-19
Fake News Não Pod #78: Ciência avança no combate à dengue com aprovação de vacina
Artigo de: Laura Colete Cunha

No episódio #78 do Fake News não Pod, a pesquisadora Laura Colete Cunha fala sobre a dengue, sua transmissão, complicações e a vacina aprovada em 2023. Informa que a vacina é aplicada em três doses e que ela não é igualmente eficaz para os quatro sorotipos de vírus da dengue. 


Laura lembra que o Instituto Butantã também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue, cujos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento começaram há mais de 10 anos e os resultados mostraram eficácia de 79,6%. “Com mais de 16 mil indivíduos participantes do testes da vacina do Butantã de todo o Brasil,  em mais de 10 anos nenhum caso grave de dengue foi reportado; notícias que demonstram a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade.

Palavras-chave: Dengue; vacina; Instituto Butantan; divulgação científica
Sobre os(as) autores(as):

Laura Colete Cunha é Graduada em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Tem interesse pelas áreas de neurociências, psicofarmacologia e neurofisiologia.


Ano: 2023
Área do Conhecimento: Saúde
Fonte da publicação: USP
Formato: Podcast
Conteúdo: Midiático
Tamanho: 2min55`
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital