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Redes sociais
Mediação parental na exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais
Artigo de: Fernanda Tabasnik Schwartz e Janaína Thais Barbosa Pacheco

A exposição às redes sociais e a internet tem crescido de forma significativa, sendo cada vez mais  frequente  em  crianças  e  adolescentes  para  diversas  finalidades,  representando  um desafio  para  a  parentalidade.  As  estratégias  que  os  pais  utilizam  para  lidar  com  esse comportamento  podem  se  constituir  em  fatores  de  risco  ou  de  proteção.  Considerando  os desafios  comumente  enfrentados  pelos  pais  a  fim  de monitorar  os  filhos  e  protegê-los  de determinados  riscos  relacionados  à  exposição  às  novas  tecnologias,  este estudo procura descrever  e  discutir  o  uso  das  redes  sociais  e  da  internet  na  infância  e  na adolescência,  assim  como  o  impacto  deste  na  parentalidade.  Os   estudos   sobre   o   tema   indicam   a   importância   da   mediação e do monitoramento  parental  sobre  a  exposição  de  crianças  e  adolescentes  às  redes  sociais  e internet,  resultando  em  um  fator  de  proteção  ao  desenvolvimento.  Além  disso,  observa-se também que pais e filhos podem divergir com relação à percepção do controle parental exercido.

Palavras-chave: mídias sociais, videogames, estilos parentais, infância, adolescência.
Sobre os(as) autores(as):

Fernanda Tabasnik Schwartz é mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (InTCC). Especialista em Neuropsicologia pelo InTCC. Possui experiência na área clínica, com ênfase na abordagem Cognitivo-Comportamental e Avaliação Neuropsicológica. 


Janaína Thais Barbosa Pacheco é graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Pós Doutorado (Bolsista PNPD/Capes) na Pontificia Universidade Católica/RS. Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia e Saúde da UFCSPA, responsável pelas disciplinas de Behaviorismo Radical , Terapias cognitivas e comportamentais e Pesquisa em Psicologia.

Ano: 2021
Área do Conhecimento: Psicologia
Fonte da publicação: UERJ
Formato: Artigo
Conteúdo: Científico
Tamanho: 19
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