UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Administração e políticas públicas
Não dispare a mensagem: regulando desinformação para além do conteúdo (em inglês)
Artigo de: Clara Iglesias Keller

O artigo aborda estratégias regulatórias contra a desinformação, com dois objetivos: (i) explorar as políticas implementadas recentemente em diferentes contextos legais, oferecendo apontamentos tanto sobre os riscos que elas apresentam à liberdade de expressão quanto sobre as razões que motivaram sua existência; (ii) conectar o debate das políticas aos estudos recentes voltados à desinformação. O estudo propõe uma classificação das políticas recém-implementadas a partir de três tipos, baseados em seu alvo regulatório: conteúdo, dados e estrutura. Relacionando as categorias ao arcabouço teórico, o autor argumenta que no âmbito da regulação legal, a ação estatal é melhor direcionada a dados ou estrutura, uma vez que a regulação de conteúdo pode vir a ser interpretada como geradora de riscos desproporcionais à liberdade de expressão. O estudo mostra ainda que a regulação de conteúdo tem pouco potencial para endereçar as transformações estruturais na esfera pública das comunicações, bem como pouco efeito para evitar práticas de produção e disseminação de desinformação no cenário atual. 

Palavras-chave: Desinformação; Regulação; Plataformas digitais; Liberdade de expressão
Sobre os(as) autores(as):

Clara Iglesias Keller é autora do livro "Regulação nacional de serviços na Internet: exceção, legitimidade e o papel do Estado" (LumenJuris, 2019), é Doutora e Mestre em Direito Público pela UERJ. Bacharel em Direito pela PUC-Rio. Atualmente coordena o "Digital Disinformation Hub" no Leibniz-Institut für Medienforschung Hans-Bredow-Institut (Hamburgo) e é pesquisadora do grupo "Políticas da Digitalização" no WZB Berlin Social Science Center e associada ao Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society (Berlim). É também professora no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. 


Ano: 2021
Área do Conhecimento: Direito
Fonte da publicação: USP
Formato: Artigo
Conteúdo: Científico
Tamanho: 30 páginas
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital