UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Ciência e divulgação científica
O direito das crianças à privacidade obstáculos e agendas de proteção à privacidade e ao desenvolvimento da autodeterminação informacional das crianças no Brasil
Artigo de: Instituto Alana e InternetLab

Os atores privados mais poderosos do mundo são os desenvolvedores e operadores de tecnologias que coletam e monitoram informações sobre as comunicações, atividades e comportamento dos indivíduos na internet, a partir de modelos de negócios que monetizam dados pessoais para fins comerciais e de modulação comportamental.

Na verdade, a maioria dessas tecnologias e plataformas digitais não foi projetada para crianças com menos de 13 anos. No entanto, é inegável que crianças estão tão imersas quanto outros indivíduos – se não mais – nessa lógica e estrutura. A consequente enorme coleta de dados de crianças levanta preocupações significativas em relação à exposição, armazenamento e uso presente e futuro de seus extensos e precisos rastros digitais, especialmente em relação ao direito das crianças à privacidade e ao desenvolvimento pleno.

Palavras-chave: Publicidade, direito, consumo, criança, educação
Sobre os(as) autores(as):

Este documento foi construído colaborativamente pelo Instituto Alana e InternetLab, com a participação de: Isabella Henriques, Marina Meira, Pedro Hartung (Instituto Alana), Clarice Tavares, Fernanda K. Martins, Nathalie Fragoso, Mariana Valente (InternetLab), Mariana Almeida (revisora) e Marina Zilbersztejn (projeto gráfico).

Ano: 2021
Área do Conhecimento: Direito
Fonte da publicação:
Formato: Relatório
Conteúdo: Científico
Tamanho: 58 páginas
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital