O artigo discute o fenômeno das fake news utilizadas para fins políticos na contemporaneidade. Propõe a organização conceitual das noções envolvidas em uma definição consistente de fake news e busca reconstruir as grandes linhas dos fenômenos sociais que permitiram a emergência da crise na política contemporânea. Por fim, apresenta um estudo com uma amostra de 14 histórias comprovadamente forjadas sobre o tema de fraude nas urnas eletrônicas, que circularam durante a campanha presidencial brasileira de 2018.
Tatiana Dourado é doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Jornalista, é pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Seus interesses de pesquisa são: Comunicação Política, Media Studies, New Media, Fake News, Manipulação da Mídia, Campanhas de Desinformação Online, Jornalismo Digital, Democracia Digital.
Wilson Gomes é professor titular de Teoria da Comunicação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. É graduado, mestre e doutor em Filosofia (Universitas a Scte. Thomae, Roma) e graduado em Teologia (Universitas Gregoriana, Roma). É coordenador do INCT em Democracia Digital e colunista de veículos jornalísticos como Folha de São Paulo e Revista Cult. Seus temas de interesse são comunicação e política; política em ambientes digitais e democracia digital.