UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Negacionismo/conspiracionismo
Uma "fake news" setecentista? Investigação a respeito da "conversão dos índios Orizes" nos sertões da Bahia (c. 1710 - c. 1730)
Artigo de: Jorge Victor de Araújo Souza

Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre uma narrativa de conversão ocorrida nos sertões da Bahia. De acordo com ela, um padre de nome Eusébio Dias Lassos de Lima, no ano de 1713, converteu os índios Orizes-Procazes, grupo tido como um “dos mais bárbaros e perigosos dos sertões”. Com o cotejamento da documentação referente a diversos arquivos e análise de tal narrativa, o estudo mostra que a notícia publicada em Lisboa no ano de 1716, citada em várias teses, foi posta em dúvida, com afirmação de relatos contemporâneos sobre a natureza fictícia da narrativa, inventada pelo padre em colaboração com um “editor” lusitano. O artigo apresenta as intencionalidades, as condições de produção da notícia, e os regimes de verdade inseridos nos enunciados dos envolvidos. 

Palavras-chave: Notícia falsa; Regime de verdade; Narrativa de conversão
Sobre os(as) autores(as):

Jorge Victor de Araújo Souza é dutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor adjunto de História da América Colonial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Ano: 2021
Área do Conhecimento: História
Fonte da publicação: USP
Formato: Artigo
Conteúdo: Científico
Tamanho: 22 páginas
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acadêmico
Conteúdo acadêmico ou embasado por pesquisa científica, ligado à desinformação.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital