UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Alfabetização Midiática e Educação Midiática: qual é a diferença?
06.03.2024 - 10h00
Rio de Janeiro - RJ
Uma das dúvidas mais frequentes quando começamos a falar de educação e mídias é a diferença entre conceitos que estão na base do tema. Entre as perguntas, a primeira delas costuma ser: mas afinal, Alfabetização Midiática e Educação Midiática são sinônimos? A resposta é não. Mas isso não basta para quem pretende implementar ações desse tipo. 
É fundamental compreender também a diferença entre esses dois conceitos. 
Com base em proposições da Associação Nacional de Educação Midiática (NAMLE), dos Estados Unidos, conheça as diferenças e os principais conceitos para definir e entender de uma vez por todas o que é Educação Midiática. 
Alfabetização Midiática ≠ Educação Midiática
Entende-se por Alfabetização Midiática o conjunto de habilidades para acessar, analisar, avaliar, criar e agir usando todas as formas de comunicação. 
Já a Educação midiática é o campo educacional dedicado ao ensino das habilidades associadas à alfabetização midiática. 
Reunidas, Alfabetização Midiática e Educação Midiática são capazes de promover 4 benefícios principais: 
1. Alfabetização Crítica de Mídia: prática que contribui para desenvolver observação e análise crítica de estruturas, sistemas, ideologias, sentidos, representações e poder ligados às mídias 
2. Alfabetização da Informação: conjunto de habilidades que apoiam a capacidade de discernir as informações, o que inclui saber encontrar, analisar, avaliar, usar e refletir sobre que conteúdos são confiáveis ou não.
3. Alfabetização Digital: subconjunto da alfabetização midiática que se concentra no conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para entender como as ferramentas digitais interagem e impactam a sociedade.
4. Alfabetização em Notícias: habilidade de determinar a credibilidade das notícias por meio da compreensão e reconhecimento dos padrões, práticas e ética do jornalismo profissional.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Artigos
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Veja mais
Verifica Podcast 2
Verifica Podcast
Reflexo
FactCheckLab
#SóQueNão
Oficina de checagem
Teen Fact-checking Network
Dúvido, logo penso
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital