UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Brasil e África ainda mais conectados: LupaEducação capacita jovens checadores na Guiné-Bissau
06.08.2020 - 21h08
Na última terça-feira (04), o programa LupaEducação realizou uma oficina especial para treinar um grupo de checadores da Guiné-Bissau. A iniciativa ocorreu após os integrantes do Geba News, agência de checagem que surgiu durante a pandemia do novo coronavírus, querer aprender mais sobre checagem para atuar com mais ênfase no combate à desinformação no país. Com olhos atentos à política e à sociedade brasileira, esses jornalistas viram no trabalho da Lupa um exemplo a ser seguido para a construção da primeira agência de notícias guineense.
A origem do nome é uma referência ao Geba, um dos maiores rios da Guiné-Bissau que nasce no Leste e deságua no Oceano Atlântico. E revela as pretensões desses jovens, a maioria universitários, em levar informação verificada ao maior número de cidadãos.  A população do país é de mais de 1,800 milhão de habitantes, segundo dados do Banco Mundial (2018).
“A oficina online de checagem Lupa ministrada aos jornalistas da Agência Geba News é uma prova inequívoca que os nossos colegas do Brasil estão com os braços abertos para nos apoiar na difícil tarefa de combater cafumbam – termo usado para fake news no país –  que circulam imunes sem qualquer tentativa de checagem da sua veracidade aqui na Guiné-Bissau”, afirma Antônio Nhaga, diretor geral da Agência Geba News.
Cerca de dez alunos da Universidade Lusófona da Guiné (ULG), integrantes da iniciativa jornalística junto com os seus professores, participaram da oficina ministrada pelo repórter e professor do LupaEducação, Raphael Kapa. Eles contaram que resolveram fazer checagens ao perceberem o número de mentiras que circulavam pelas redes sociais sobre a Covid-19 e, por isso, entraram em contato com a Lupa a terem como inspiração.
É interessante participar de um encontro como esse, pois quando a Lupa foi fundada tivemos muito apoio de checadores internacionais que já eram experientes. Essa troca é fundamental já que a desinformação não é um problema de um único território, ainda mais se tratando de um país da África, berço da nossa cultura e sociedade – diz Douglas Silveira, diretor de Educação da Lupa.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Acontecendo na Lupa


A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acontecendo na Lupa
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital