UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Conheça o espaço institucional do novo lupa.news
13.06.2022 - 16h26
O novo lupa.news conta com uma uma área institucional. Em 2021, quando completou seis anos, a Lupa se posicionou no Brasil como um hub de soluções de combate à desinformação, levando estratégias de jornalismo e educação para tentar minimizar as informações falsas nas redes sociais e conscientizar as pessoas sobre esse tema. A área institucional faz parte dessa estratégia ao trazer mais transparência para os valores, missões e decisões tomadas pela Lupa. 

“A área institucional do site da Lupa é uma forma de reafirmarmos nossa transparência enquanto organização, um dos pilares mais valiosos da nossa trajetória. Lá é possível conhecer nossa missão e nossos valores, saber mais sobre a nossa equipe e ter acesso a informações sobre toda a nossa estrutura empresarial e sobre como e por que fazemos o que fazemos. Ao mesmo tempo, é uma forma de mantermos contato direto com nossos parceiros e construirmos, em conjunto, diferentes soluções de combate à desinformação, para alcançar públicos e audiências diversas”, ressalta a CEO da Lupa, Natália Leal.

No começo da página, a Lupa destacou dois grandes princípios que a empresa carrega: apartidarismo e transparência. Esses dois pilares também fazem parte do código de ética defendido pela IFCN (Rede Internacional de Fact-checking), no qual a Lupa é signatária desde março de 2017. Além disso, também é possível ler um breve resumo sobre a trajetória da Lupa, que desde 2015 vem buscando combater a desinformação no Brasil por meio do jornalismo e educação midiática.

Para tentar solucionar algumas dessas dúvidas pontuais, o leitor pode consultar as perguntas mais frequentes que a Lupa recebe. Naquele espaço, é possível encontrar informações sobre metodologia das checagens, financiamento da empresa e outras respostas contendo dados interessantes sobre a empresa. 

Além disso, a nova área de institucional conta com uma nova seção chamada “Acontecendo na Lupa”, que tem como objetivo servir como um canal de informações envolvendo a empresa, podendo contar com editoriais e outros comunicados que a Lupa deseja fazer. O coordenador de marketing e novo negócios da Lupa, Luiz Fernando Carreirão, afirma que leitores e potenciais parceiros de projetos poderão observar nesse espaço o potencial de impacto que é possível conquistar através de soluções de combate à desinformação.

“A partir do momento que as empresas e instituições conseguem ler e compreender como elas podem atuar coletivamente nesse combate à desinformação, começamos a construir uma oportunidade mais clara de negócios duradouros. É muito importante enfatizar que a Lupa sempre prioriza a sua metodologia e os seus princípios éticos ao criar soluções conjuntas de combate à desinformação através do jornalismo e educação. A Lupa conta com parceiros que compreendem uma sinergia de valores de negócio e de marketing com o trabalho da Lupa”, afirma Carreirão.

Navegue pelo espaço institucional e veja as novidades!
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Acontecendo na Lupa


A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acontecendo na Lupa
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital