UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lupa integra coalizão para maratona de 48 horas de checagem no 1º turno
30.09.2022 - 15h07
A Lupa e outras seis organizações de checagem de fatos vão se reunir entre os dias 1º e 2 de outubro para combater, em uma maratona de 48 horas, as principais desinformações sobre as eleições. Neste fim de semana do primeiro turno, essas plataformas vão mapear, conjuntamente, redes sociais e aplicativos de mensagens em busca de boatos e mentiras que atinjam milhões de eleitores no momento em que estão decidindo seus votos.
A coalizão, chamada CheckBR, terá a colaboração de AFP Checamos, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa. O objetivo é que, com a livre reprodução de checagens entre os parceiros, mais brasileiros sejam alcançados com informações verificadas e confiáveis.
Para Natália Leal, são necessárias mais iniciativas como essa para materializar o esforço coletivo contra a desinformação.
“A Lupa, como referência no combate à desinformação no Brasil, acredita muito na colaboração como arma nessa luta. Por isso, temos convicção de que essa coalizão será muito importante para ajudar o eleitor na hora do voto”, enfatiza Leal. 
O CheckBR reedita e amplia a iniciativa criada para a cobertura do segundo turno das eleições presidenciais de 2018, em que organizações de verificação também atuaram juntas para combater um fluxo sem precedente de desinformação. Na ocasião, seis veículos publicaram, durante 48 horas, 50 matérias com checagens de fatos que desmentiam informações falsas ou enganosas sobre a votação e o sistema eleitoral.
Todas as checagens publicadas e republicadas pelas organizações serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #CheckBR, de modo que a busca por informações confiáveis fique mais fácil. 
A iniciativa conta com o apoio institucional da Ajor (Associação de Jornalismo Digital).

Além do CheckBR, Lupa promove lives no TIkTok e Twitter e conteúdos especiais neste primeiro turno

Cerca de 30 profissionais da Lupa estarão dedicados à cobertura até domingo. Jornalismo e Educação prepararam uma série de reportagens, checagens, verificações em tempo real, análises e newsletters com destaques da cobertura e dicas para não cair em desinformação nesta reta final do primeiro turno.
A cobertura especial iniciou ontem, quinta-feira (29/9), com a checagem em tempo real do debate com os candidatos à presidência, promovido pelo Grupo Globo. 
Confira o que foi publicado no Twitter, no Instagram e no site da Lupa.
Em parceria com o TikTok, a Lupa realiza neste sábado (1°/10), às 11h, mais uma live na plataforma com a participação de especialistas e influenciadores. O formato permite um diálogo mais próximo com a geração que vota pela primeira vez. A transmissão ao vivo será dividida em quatro blocos e tem participação confirmada de Bruno Nomura, repórter da Lupa, Erika Affonso, criadora de conteúdo, e Juliana Cunha, diretora da ONG Safernet Brasil. 
no domingo (2/10), dia da votação, a audiência acompanha ao vivo no Twitter da Lupa a apuração do primeiro turno e uma observação nacional e regional da desinformação no processo eleitoral deste ano. Dividido em blocos, o space da Lupa começará às 17h30min e receberá mais de 20 jornalistas e especialistas para comentar as eleições em todas as regiões do país, além de explorar os principais assuntos alvo de desinformação nos discursos dos presidenciáveis e seus impactos no comportamento do eleitor. 
O dia após o primeiro turno (3/10) seguirá com monitoramento e verificações de mensagens suspeitas, além de mais uma edição especial da Lente, com um panorama dos resultados do primeiro turno das eleições de 2022.

Acompanhe a cobertura da Lupa no primeiro turno e não caia em fake nestas eleições:

Site: lupa.news
Facebook:  facebook/LupaNews
Instagram: @agencia_lupa
TikTok: @agencialupa
Twitter: @agencialupa

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acontecendo na Lupa
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital