UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lupa lança documentário em 8 de janeiro; assista ao making of
21.12.2023 - 13h53
A Lupa lança no início de 2024 um minidocumentário sobre como a desinformação e o discurso de ódio foram peças-chave para os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Você já pode ver um pouco de como será o minidoc; assista ao making of.
“Desde os primeiros momentos dos ataques de 8 de janeiro, a Lupa esteve atenta ao papel central que a desinformação teve nesse movimento antidemocrático. A produção desse documentário é a nossa contribuição neste acontecimento para que a sociedade entenda a dimensão e a extensão dos impactos que os conteúdos falsos podem ter no debate público”, afirma Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.
O making of completo está no canal oficial da Lupa no YouTube. Com cerca de cinco minutos, o vídeo mostra a saga da repórter Carol Macário em busca de manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro que aceitassem conceder entrevista. A apuração durou cerca de quatro meses.
No dia 8 de janeiro de 2023, a Lupa convidou sua audiência a denunciar postagens que incitavam os ataques em Brasília. Em 24 horas, a Lupa havia recebido mais de 3 mil posts, que deram início a uma base de dados denominada Lupa nos Golpistas. A partir da análise dessa base de dados, a Lupa produziu diversas reportagens, como a que contou a história de Ramiro Caminhoneiro, um dos principais articuladores da logística dos atos, e do pastor Thiago Bezerra, que usou o pseudônimo Regina Brasil no Telegram para coordenar ataques em Brasília. “Analisando a base de postagens, fica nítido que a desinformação disseminada ao longo de 2022 atuou em uma parte da população e serviu de motivação para os ataques. É justamente essa relação entre desinformação e motivação que buscamos mostrar no minidoc”, conta Marcela Duarte, gerente de Produto da Lupa.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Acontecendo na Lupa


A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acontecendo na Lupa
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital