UOL - O melhor conteúdo
Lupa
8 de janeiro: Lupa lança documentário sobre desinformação e tentativa de golpe
08.01.2024 - 07h18
O minidocumentário lançado pela Lupa nesta segunda-feira (8) traz uma entrevista exclusiva com uma das pessoas presas em decorrência do 8 de Janeiro. Ao ouvir uma ré, a Lupa mostra o papel da desinformação nos ataques e busca compreender o que a moveu a participar dos atos golpistas.
O minidoc mostra de que forma a desinformação e o discurso de ódio foram peças-chave para os atos antidemocráticos que aconteceram no dia 8 de janeiro de 2023. Naquela data, manifestantes invadiram e depredaram prédios públicos em Brasília, pedindo por intervenção federal do Exército e pela permanência de Jair Bolsonaro na Presidência. Assista agora ao documentário:
“O 8 de janeiro já é uma data histórica, e a desinformação teve um papel central no movimento que tentou, de forma ilegítima, mudar o rumo da democracia brasileira. Como uma plataforma de combate à desinformação, a Lupa mostra, com este documentário, o impacto dos conteúdos falsos no debate público e a nocividade de seu uso com fins políticos. Fazemos isso para levantar alertas e conscientizar a sociedade, para que eventos como a tentativa de golpe registrada no início de 2023 não se repitam no futuro”, afirma Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.
Ainda no dia 8 de janeiro de 2023, a Lupa convidou sua audiência a denunciar postagens que incitavam os ataques em Brasília. Em 24 horas, a Lupa havia recebido mais de 3 mil posts, que deram início a uma base de dados denominada Lupa nos Golpistas. A partir da análise dessa base de dados, a Lupa produziu diversas reportagens, como a que contou a história de Ramiro Caminhoneiro, um dos principais articuladores da logística dos atos, e do pastor Thiago Bezerra, que usou o pseudônimo Regina Brasil no Telegram para coordenar ataques em Brasília. 
Por meio da base de dados Lupa nos Golpistas, também foi possível coletar vídeos e imagens do 8 de janeiro, que foram utilizados pela equipe da Lupa para montar o minidocumentário.
“Analisando a base de dados Lupa nos Golpistas, fica nítido que a desinformação disseminada ao longo de 2022 serviu de motivação para os ataques. É justamente essa relação entre desinformação e motivação que buscamos mostrar no minidoc”, conta Marcela Duarte, gerente de Produto da Lupa.
Apoiadores
O minidocumentário é uma realização da Lupa com apoio da Fundação Heinrich Böll e do programa Jogo Limpo 2.0, desenvolvido pelo Centro Internacional de Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês) e apoiado pelo YouTube Brasil. A Lupa recebeu mentorias do jornalista Thiago Reis.
Making of
A Lupa também produziu um making of do documentário. Assista:
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Acontecendo na Lupa


A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acontecendo na Lupa
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital