UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lupa e Redes Cordiais iniciam ações do projeto Eu Informo! 2024
27.06.2024 - 17h33

A Lupa e o Redes Cordiais realizaram o primeiro treinamento do projeto “Eu Informo!”, que visa a combater a desinformação em desertos de notícias durante as eleições municipais de 2024. O encontro aconteceu em Belo Horizonte na terça-feira (25) e reuniu 11 influenciadores e comunicadores de rádios comunitárias de cidades do interior de Minas Gerais para uma série de oficinas.
“O nosso objetivo é buscar soluções de combate à desinformação em locais em que a grande mídia não tem alcance. Em coberturas de eleições municipais, precisamos ser criativos e trabalhar em parceria com comunicadores de regiões menos atendidas”, conta Nathália Afonso, analista de projetos da Lupa e responsável por ministrar uma das oficinas em Minas Gerais.
Os comunicadores participaram de três oficinas: sobre influência responsável, conduzida por Gabriela de Almeida Pereira, diretora de relações institucionais do Redes Cordiais; combate à desinformação, por Nathália Afonso; e segurança digital, por Emílio Moreno, gerente do projeto “Eu Informo!” pelo Redes Cordiais.
“Enfrentar a desordem informacional em desertos de notícias é um grande desafio, então ficamos muito felizes em reunir uma turma de influenciadores e rádios comunitárias tão comprometida com o enfrentamento à desinformação e ao uso irresponsável das redes sociais. Nosso encontro em Minas Gerais marcou oficialmente o pontapé inicial do projeto e nos próximos meses estaremos lado a lado com os participantes, apoiando-os nas construções de redes de comunicação e influência mais sólidas e confiáveis”, afirma Gabriela de Almeida Pereira, do Redes Cordiais. 
Após o treinamento, os participantes avaliaram positivamente a iniciativa. “Foi uma experiência única. Conheci pessoas maravilhosas, algumas até de cidades vizinhas à minha. É muito importante para a gente levar informações de qualidade considerando o nosso poder de influência”, afirma a influenciadora Luiza Gamaliel, de Nova União (MG).  
O treinamento em Minas Gerais foi o primeiro de uma série de quatro oficinas que serão realizadas no projeto “Eu Informo!”. Nas próximas semanas, a Lupa e o Redes Cordiais realizarão mais três capacitações, duas online e uma presencial, na Bahia. Os participantes das oficinas estarão elegíveis para participar da segunda fase do projeto, podendo adaptar e distribuir conteúdos produzidos pela Lupa e Redes Cordiais durante as eleições municipais.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Acontecendo na Lupa


A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Acontecendo na Lupa
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital