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Lupa nas Eleições 2024: nova newsletter, mais vídeos, jornalismo e educação contra a desinformação
05.08.2024 - 14h30
Já é tempo de Eleição 2024 na Lupa, que chega com uma série de novidades e uma super equipe de profissionais para oferecer a você, eleitor, o que há de melhor em termos de jornalismo e educação no combate à desinformação. 
Com foco constante na luta contra os conteúdos falsos, esta será a quinta cobertura eleitoral da Lupa – trabalhamos nisso desde 2015! –, que vem disposta a ampliar o relacionamento com sua audiência. Para tanto, foram apresentados nesta segunda-feira (5) novos formatos de distribuição de conteúdo e grande parte do plano de cobertura das Eleições 2024.
"Toda a nossa cobertura eleitoral é desenvolvida a partir dos nossos princípios de precisão, transparência e apartidarismo. Vamos para mais uma eleição certos de que construímos, até aqui, um relacionamento de confiança com a nossa audiência e tudo que planejamos está direcionado a levar informação de qualidade a essa audiência, independentemente do formato ao qual ela está acostumada. Nosso principal objetivo é que quem nos acompanha se sinta bem informado para tomar as decisões importantes que o momento eleitoral pede", ressalta Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.
Veja tudo que a Lupa preparou para garantir que você não caia em notícias falsas e que exerça seu voto de forma livre e consciente: 

Lançamento das newsletters Ebulição Rio e Ebulição SP 

Se você vota nas cidades do Rio de Janeiro ou de São Paulo, se você trabalha na campanha de algum dos candidatos que postulam cargos públicos nesses dois municípios, se você curte política local ou se tem enorme interesse em saber o que viraliza em mais de 80 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram, este produto é para você.
A Ebulição vai mostrar os assuntos mais comentados em grupos públicos do WhatsApp e do Telegram sobre as eleições no Rio (segunda e quarta-feira) e em São Paulo (terça e quinta-feira). A newsletter é gratuita e fruto de uma parceria exclusiva da Lupa com a Palver, que desenvolveu uma ferramenta de social listening de mesmo nome que também enxerga conteúdos do YouTube, TikTok e X (ex-Twitter).
Clique aqui para assinar as newsletters Ebulição.
Veja aqui as últimas edições das newsletters Ebulição.

Cobertura ao vivo de debates

Mantendo a tradição inaugurada em 2016, a Lupa estará mais uma vez acompanhando com você os principais debates eleitorais de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com  checagens ao vivo. 
Além da publicação no site e nas redes sociais, os conteúdos checados serão distribuídos em aplicativos de vídeos curtos, para alcançar audiências mais jovens, que têm especial interesse nesse formato. 
Antes dos debates, informações estratégicas sobre narrativas desinformativas e responsabilidades cabíveis a prefeitos também serão debatidas nas redes sociais, com o conteúdo de educação midiática da Lupa. O objetivo é vacinar os eleitores contra a desinformação que poderá vir a seguir.
Nessas coberturas ao vivo, a Lupa prevê parcerias com outros meios de comunicação, como forma de ampliar seu alcance. No início de junho, por exemplo, foram feitas as checagens das sabatinas promovidas pelo Canal My News com os candidatos a prefeito de São Paulo.
Reveja esse conteúdo aqui.

Conteúdo gratuito para rádios em 'desertos de notícias'

Informações verificadas sobre assuntos que viralizam em redes sociais chegarão a novas audiências. Por meio do projeto Eu Informo!, uma parceria da Lupa com a ONG Redes Cordiais, rádios comunitárias de lugares classificados como "desertos ou quase desertos de notícias" receberão conteúdo em formato de áudio pronto para ser veiculado, de forma gratuita, em suas programações.
Como parte desse mesmo programa inovador, criadores de conteúdo digital também terão uma linha direta com a Lupa para se certificar de que sua produção sobre as Eleições 2024 não só não desinforma, como também contribui para combater os efeitos desse fenômeno.
Quer apoiar esta e outras ações da Lupa? Clique aqui.

Investimento em tecnologia

O número de ferramentas colocadas à disposição dos checadores para que eles possam identificar, entender e combater a desinformação diminuiu drasticamente nos últimos anos. Pensando nisso, a Lupa tem investido no desenvolvimento de sistemas de monitoramento próprio e tem o orgulho de anunciar a ampliação do LupaScan para uso pleno neste ciclo eleitoral.
Pensado e desenvolvido para encontrar desinformação e discurso de ódio, o LupaScan chega às Eleições 2024 com novas funcionalidades: mais grupos de políticos monitorados, novos dashboards e visualizações exclusivas sobre assuntos em destaque. 
Com uso de inteligência artificial, o LupaScan contará com novas funcionalidades, como reconhecimento facial em imagem, além da transcrição em tempo real. A nova fase de desenvolvimento é resultado de uma parceria com a Google News Initiative.

Educação digital, midiática, cidadã e eleitoral

No campo da educação, a Lupa prevê o lançamento do Manual do 1º voto e do Manual de sobrevivência eleitoral. O primeiro documento, focado no público que votará pela primeira vez em 2024, traz conteúdo detalhado sobre essa experiência, além de alertar para informações falsas que circulam com foco nessa faixa etária. O segundo manual indica como manter conversas saudáveis no período de campanha, diante de cenários de forte polarização política e em meio à proliferação de discurso de ódio ou desinformação. 
Um material especial sobre o funcionamento das urnas eletrônicas também está em produção para fazer frente a um dos principais alvos das narrativas desinformativas do período eleitoral.
Ainda está entre as ações com foco em educação o lançamento do IAgora?, jogo online baseado na teoria da inoculação — tão estudada pelas universidades de Bristol e Cambridge. O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade de identificação de técnicas desinformativas e de vieses cognitivos, além de aumentar a percepção dos usuários de redes sociais sobre o uso de informações falsas e de inteligência artificial em campanhas eleitorais. O desenvolvimento do jogo é uma parceria da Lupa com a ONG AppCívico e com o Politize!.

Estrutura

Para colocar de pé essa supercobertura eleitoral, a Lupa contará com cerca de 30 profissionais, atuando nas áreas de Jornalismo, Educação, Produto, Audiência & Engajamento e Administrativo. Todas as ações do período eleitoral contam com a participação de todos os times, uma vez que o objetivo é diversificar os formatos de distribuição e ampliar o alcance do conteúdo junto à nossa audiência.

Apoie a Lupa

Gostou do material? Acha que nossa produção é importante? Que faz a diferença? Então ajude-nos a seguir sendo referência nacional no combate à desinformação. Todos os nossos conteúdos são gratuitos e, para que continuem dessa forma, temos uma campanha permanente de apoio. Você pode fazer parte do Contexto colaborando com apenas R$ 5,90 por mês. Não é muito.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

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A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
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