UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Será que é Golpe?: Lupa lança site para orientar público sobre golpes
14.10.2024 - 06h16
Para ajudar brasileiros que sofreram ou que desconfiam que estejam sendo alvos de golpes, a Lupa lança o Será que é Golpe?, um site que reúne tudo o que você precisa saber para se precaver. A iniciativa, uma parceria com o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), traz mais de 120 conteúdos verificados sobre diferentes tipos de golpes digitais, além de orientações sobre como proceder caso o golpe já tenha ocorrido.
Nos últimos 12 meses, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes digitais, totalizando mais de 40,85 milhões de pessoas que sofreram perdas financeiras por crimes cibernéticos como clonagem de cartão, fraudes online e invasão de contas bancárias. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado no início de outubro. Segundo o Banco Central (BC), de janeiro a julho de 2024, mais de 2,5 milhões de pedidos de devolução de valores por fraude foram registrados no Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado em 2021. Entre as fraudes mais recorrentes estão as que usam PIX.
Com as informações sobre os mais variados tipos de golpes em um só lugar, a Lupa facilita a busca por orientações precisas, ajudando a reduzir o número de vítimas desse tipo de crime. A iniciativa partiu do aumento constante nas ocorrências de golpes financeiros no país e tem apoio e financiamento da Consumers International Fair Digital Finance Accelerator (CI), à qual o Idec é associado e da qual recebeu subsídio para ​apoiar o projeto. Unidos em mais de 40 países, os ​associados à CI fortalecem a regulamentação e as soluções de finanças digitais, criam engajamento com governos e partes interessadas e capacitam ​organizações de defesa de consumidores ​​na promoção de um mercado de finanças digitais seguro, justo e sustentável.
"Há alguns anos percebemos que golpes financeiros e desinformação se sobrepõem no ambiente digital e nosso alerta se acendeu. O Será que é Golpe? é uma ferramenta para que todo cidadão seja capaz de identificar esse tipo de crime e se sinta protegido. Nossa parceria com Idec e CI leva conteúdo e orientação confiáveis a todos para que possamos contribuir na diminuição das estatísticas relacionadas a fraude e golpes financeiros no país", explica Natália Leal, diretora-executiva da Lupa.
“Sabemos que os golpes financeiros e digitais estão cada vez mais sofisticados e possuem uma engenharia social que faz com que seja muito complicado uma pessoa descobrir se aquilo é um golpe ou não. Com esse trabalho em conjunto com a Lupa, a gente tenta facilitar a vida de quem mais sofre com esses crimes”, explica a consultora do Programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorim.
Para mandar uma sugestão de checagem, clique aqui.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência

Acontecendo na Lupa


A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Institucional
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital