UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Meta de Pezão para trens não foi alcançada
06.01.2016 - 08h54
Rio de Janeiro - RJ
Em 1º de janeiro de 2015, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB/RJ) tomou posse de seu segundo mandato em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Rio. Na ocasião, anunciou que, até março, o Rio teria 200 trens com ar-condicionado. A Lupa voltou a esse discurso um ano depois. Veja o resultado.
“Em março de 2015, toda a frota de 200 trens terá ar-condicionado – tudo já está contratado e pago”.
Falso
Segundo a Supervia, concessionária responsável pelo serviço ferroviário do Rio, em dezembro de 2015, havia no estado 176 trens com ar-condicionado, 24 a menos do que o total anunciado pelo governador Luiz Fernando Pezão para março de 2015. A Supervia destaca, no entanto, que, quando Pezão assumiu o Palácio da Guanabara, o estado tinha 135 trens refrigerados. Em seu primeiro ano de governo, Pezão adquiriu, portanto, 41 trens com ar.
A checagem do discurso de posse de Luiz Fernando Pezão (PMDB/RJ) faz parte de uma série de checagens realizada pela Lupa com governadores eleitos em 2014.Também foi checado o que o governador do Rio afirmou sobre a qualidade dos hospitais públicos, novas barcas e criação de novas empresas. Os governadores Fernando Pimentel (MG), Geraldo Alckmin (SP) e Raimundo Colombo (SC) também tiveram seus discursos de posse checados.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


03.10.2024 - 22h00
Eleições 2024
No debate da Globo, candidatos de SP repetem fakes e erram dados

A Lupa checou o último debate do 1° turno dos candidatos à prefeitura de SP, transmitido na quinta (3) pela TV Globo: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB). Entre trocas de farpas e propostas, eles recorreram a fakes já desmentidas. Veja os erros e os acertos dos candidatos

Carol Macário
03.10.2024 - 22h00
Eleições 2024
Debate da Globo no Rio é marcado por poucas propostas, ataques e erros

No último debate antes do primeiro turno das eleições municipais, realizado pela TV Globo, os candidatos se centraram em ataques e pouco falaram de propostas. O atual prefeito Eduardo Paes (PSB, que tenta reeleição, foi alvo de denúncias de corrupção. 

Ítalo Rômany
03.10.2024 - 22h00
Eleições 2024
Confira os erros e acertos dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre no último debate do 1° turno

Os três principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre (RS) se enfrentaram nesta quinta-feira (03) em um debate promovido pela RBS TV: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT). A Lupa checou algumas declarações dos candidatos, confira.

Maiquel Rosauro
03.10.2024 - 15h00
Último debate
São Paulo: confira os erros e acertos dos candidatos à prefeitura no 1º turno

A violência política predominou nas eleições municipais de São Paulo em 2024. Na corrida eleitoral do 1º turno, candidatos também recorreram à desinformação durante debates e sabatinas. Confira o que a Lupa checou dos principais candidatos:  Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Pablo Marçal, Tabata Amaral e José Luiz Datena.

Carol Macário
02.10.2024 - 17h54
Eleições 2024
De vacina à segurança pública: erros e acertos de Alexandre Ramagem no 1° turno do Rio de Janeiro

Declarações do candidato Alexandre Ramagem (PL) no primeiro turno das eleições foram verificadas pela Lupa. Ele errou ao dizer que a Covid-19 não é letal para crianças e que a vacina “não imuniza”, e cometeu enganos sobre o PIB e o valor de obras no Rio. Porém, acertou ao mencionar o déficit de vagas em creches e o aumento do orçamento do Rio.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital