UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Toffoli acerta: mulheres só ocupam cerca de 10% do Congresso
09.03.2016 - 09h59
Rio de Janeiro - RJ
No último dia 3, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, se encontrou com representantes da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Secretaria da Mulher da Câmara para discutir uma campanha de estímulo à participação das brasileiras nas próximas eleições. Durante a reunião, o ministro afirmou:
“Na vida econômica, no mercado de trabalho, a mulher já está inserida praticamente na metade da força de trabalho brasileira, dizem os estudos na área econômica. Mas na política, (a mulher) ainda representa pouco mais de 10% dos mandatos na Câmara e no Senado”.
Verdadeiro
A declaração do ministro traz três dados que merecem verificação: a presença da mulher no mercado de trabalho, a porcentagem da presença feminina na Câmara e no Senado.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) tem dois indicadores – que adotam metodologias diferentes – para medir a presença feminina na economia. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) mostra dados de seis regiões metropolitanas e tem como universo pessoas com 10 anos ou mais. Nela, o percentual de mulheres economicamente ativas é de 47,1%.
Já a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), que é um levantamento feito em todo o Brasil com indivíduos maiores de 14 anos, a cifra tem uma leve queda. Passa para 43,8%. Mesmo assim Toffoli continua com a razão.
Para checar a presença das mulheres na política, a Lupa consultou levantamento feito pelo Inter-Parliamentary Union (IPU), organização internacional de parlamentos que colaboram com as Nações Unidas. O documento, atualizado em fevereiro deste ano, mostra que o presidente do TSE está correto mais uma vez.
Um total de 9,9% das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados é ocupada por mulheres. São 51 deputadas atuando em Brasília. Já no Senado, das 81 vagas, apenas 13 tem mulheres como titulares, o que equivale a 16% do todo.
De acordo com o IPU, o Brasil está empatado com Myanmar na 154ª posição do ranking mundial de países com presença feminina na Câmara dos Deputados. Fica atrás, por exemplo, de Afeganistão, que tem 27,7% de mulheres na câmara baixa, e Egito, que tem 14,9%.
Esta checagem faz parte da série sobre a Semana da Mulher. A Lupa já checou a promessa de entrega das Casas da Mulher Brasileira e o avanço da lei do feminicídio.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


03.10.2024 - 22h00
Eleições 2024
No debate da Globo, candidatos de SP repetem fakes e erram dados

A Lupa checou o último debate do 1° turno dos candidatos à prefeitura de SP, transmitido na quinta (3) pela TV Globo: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB). Entre trocas de farpas e propostas, eles recorreram a fakes já desmentidas. Veja os erros e os acertos dos candidatos

Carol Macário
03.10.2024 - 22h00
Eleições 2024
Debate da Globo no Rio é marcado por poucas propostas, ataques e erros

No último debate antes do primeiro turno das eleições municipais, realizado pela TV Globo, os candidatos se centraram em ataques e pouco falaram de propostas. O atual prefeito Eduardo Paes (PSB, que tenta reeleição, foi alvo de denúncias de corrupção. 

Ítalo Rômany
03.10.2024 - 22h00
Eleições 2024
Erros e acertos dos candidatos no último debate em Porto Alegre

Os três principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre (RS) se enfrentaram nesta quinta-feira (03) em um debate promovido pela RBS TV: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT). A Lupa checou algumas declarações dos candidatos, confira.

Maiquel Rosauro
03.10.2024 - 15h00
Eleições 2024
São Paulo: erros e acertos dos candidatos que disputam o 2º turno da maior cidade do Brasil

A violência política predominou nas eleições municipais de São Paulo em 2024. Na primeira etapa da campanha, os candidatos que agora disputam o segundo turno recorreram à desinformação durante debates e sabatinas. Confira o que a Lupa checou dos candidatos Ricardo Nunes e Guilherme Boulos.

Carol Macário
03.10.2024 - 15h00
Eleições 2024
Porto Alegre: erros e acertos dos candidatos que disputam o 2º turno na capital gaúcha

Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputarão a prefeitura de Porto Alegre em segundo turno. A Lupa checou as declarações dos dois candidatos durante entrevistas e debates realizados na primeira etapa da campanha. Confira erros e acertos dos políticos:

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital