UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Só 5 candidatos à presidência da Câmara não têm ocorrências judiciais
13.07.2016 - 12h07
Rio de Janeiro - RJ
Os 513 deputados federais elegerão na tarde desta quarta-feira (13) o próximo presidente da Câmara. Segundo as normas da Casa, o escolhido deverá ficar no cargo até fevereiro de 2017, em substituição ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à presidência da Câmara na semana passada.
Até às 12 horas desta quarta-feira, quando expirou o prazo para registro de candidaturas, 17 deputados haviam se apresentado para disputar o mandato. Apenas cinco deles não possuem ocorrências na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas do país. Os outros 12 (70 % do total) têm processos ou inquéritos abertos em seu nome, segundo levantamento feito pela Lupa nos dados reunidos no projeto Excelências, mantido pela Transparência Brasil.
Confira aqui o levantamento completo:
Os 12 deputados que postulam o cargo de presidente da Câmara e têm ocorrências somam juntos 96 pendências na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas. O deputado Beto Mansur (PRB-SP), sozinho, responde por 56 delas, sendo o número um no ranking de deputados com ocorrências judiciais. O segundo lugar ficar com Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO). Ele tem, também sozinho, 18 ocorrências. Confira abaixo a lista completa:
No grupo dos 12 deputados que são candidatos à presidência da Câmara e que têm ocorrências judiciais, a Lupa também identificou quatro que são réus em ações na Justiça. São eles, Beto Mansur (PRB-SP), Espiridião Amin (PP-SC), Fausto Pinato (PP-SP) e Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO).  Pelo menos cinco deputados também já sofreram algum tipo de condenação. Confira:
A votação está programada para ocorrer em Brasília às 16h desta quarta-feira e não tem previsão de encerramento. O prazo para registro das candidaturas foi encerrado às 12 horas, e a Lupa fez este levantamento com base na lista final de candidatos apresentada pela Câmara nesse horário.
O projeto Excelências sofre atualizações constantes. Modificações realizadas em sua base de dados depois do meio-dia de 13 de julho de 2016 não serão refletidas nesta reportagem nem no tuitaço que a acompanha na conta @AgenciaLupa.
Ainda vale lembrar que os deputados podem retirar suas candidaturas até uma hora antes do início da sessão.
Nota 1: A deputada Maria do Rosário (PT-RS) retirou a candidatura às 14h43. O deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) desistiu de disputar a presidência da Câmara às 14h51. O deputado Fausto Pinato retirou seu nome da eleição para o comando da Casa às 15h35.
Nota 2: O início da sessão foi adiado para as 17h30
Nota 3: Informações extras da Transparência Brasil sobre o conceito de “ocorrências na Justiça e/ou Tribunais de Contas”: Pode acontecer ausência de menção a processo em que algum parlamentar é réu ou foi punido, porque tais informações dependem da disponibilidade de dados em cada Corte, havendo grande disparidade entre elas. Processos que correm em primeira instância só são incluídos quando movidos pelo Ministério Público ou outros órgãos públicos. No caso de rejeição de contas eleitorais, todas as decisões são assinaladas (desde que o político não tenha obtido a anulação da decisão). São anotadas ocorrências relativas a homicídio, estupro e pedofilia, mas não são incluídos litígios de natureza privada (como disputas por pensão alimentícia), nem queixas relacionadas a crimes contra a honra (porque políticos são freqüentemente alvo desse tipo de processo). Assinalam-se inscrições na dívida ativa previdenciária e na lista de autuados por exploração do trabalho escravo.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


25.10.2024 - 21h58
Eleições 2024
Na RBS, Melo e Rosário erram ao falar de recursos e prevenção de cheias

Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), participaram nesta sexta (25) do último debate antes do segundo turno, promovido pela RBS TV. No encontro, Melo e Rosário erraram ao falar sobre as responsabilidades e os recursos destinados à proteção contra as enchentes. Confira a checagem da Lupa:

Maiquel Rosauro
22.10.2024 - 20h00
Eleições 2024
Na GloboNews, candidatos de SP erram sobre votos na periferia e Enel

Os candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), foram sabatinados pela GloboNews nesta terça (22). Boulos errou ao afirmar que Lula e Haddad venceram em todas as periferias de SP em 2022. Nunes exagerou ao dizer que a Enel deixou a concessão em Goiás por pressão do governador. Confira a checagem da Lupa.

Carol Macário
14.10.2024 - 22h30
Eleições 2024
Na Band, Nunes e Boulos erram dados e trocam ataques sobre apagão

O apagão que afetou São Paulo foi alvo de troca de ataques entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos no debate da Band desta segunda (14). Os candidatos exageraram dados sobre podas de árvores, fizeram afirmações contraditórias sobre 'rachadinha' e enganaram sobre posicionamento político diante de temas como drogas. Confira checagem da Lupa

Carol Macário
10.10.2024 - 13h00
Eleições 2024
Na CBN, Boulos critica ausência de Nunes em debate e exagera dados de apagão

O candidato Guilherme Boulos (PSOL) participou de sabatina nesta quinta (10) promovida por O Globo, Valor e CBN. Esse seria o primeiro debate do segundo turno em São Paulo, mas Ricardo Nunes (MDB) não compareceu. Boulos exagerou sobre o número de pessoas que ficaram sem luz no apagão que atingiu a capital paulista em 2023. Confira checagem.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital