UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Nice: redes sociais propagam fotos de falsas vítimas e de falsos suspeitos
19.07.2016 - 11h16
Rio de Janeiro - RJ
Na última quinta-feira, dia 14 de julho, poucos minutos depois de um caminhão atropelar e matar mais de 80 pessoas na cidade francesa de Nice, as redes sociais foram inundadas por fotografias de falsas vítimas e falsos suspeitos. O fenômeno chamou a atenção do canal de televisão France 24 e levou o grupo de checadores do Les Observateurs a se debruçar sobre essas informações. Quem posta imagens falsas depois de um ataque terrorista? E como reagem aqueles indivíduos que nelas aparecem e nada têm a ver com o evento?
Para fazer esse trabalho, o jornalista francês Alexandre Capron e sua equipe separaram alguns casos que consideraram emblemáticos e publicaram o resultado tanto em francês quanto em inglês.
1) O sikh “sempre” suspeito:
A foto compartilhada após os atentados de Nice já havia sido publicada como sendo a de um suspeito de terrorismo em 13 de novembro do ano passado, depois dos ataques de Paris.  Na época, o Buzzfeed descobriu que o homem retratado era Veerender Jubbal, apenas um morador do Canadá que tinha tido uma selfie roubada e alterada em Photoshop. Até a última sexta-feira, não havia absolutamente qualquer suspeita contra ele por conta dos atentados ocorridos na França. E, para reverter os rumores lançados por um grupo com o qual Jubbal havia discutido em público, foi preciso que ele acionasse uma rede de amigos e publicasse diversos tuítes se defendendo.
2) O mexicano que morre “sempre”:
Este homem morreu nos últimos quatro ataques terroristas. Fotos dele foram postadas nas redes sociais depois do atentado contra o avião da EgyptAir, contra o aeroporto de Istambul, a boate de Orlando e a orla de Nice. Intrigados, Les Observateurs localizaram o indivíduo no México e, sem identificá-lo, contaram sua história. Na reportagem publicada há poucos dias, os checadores relatam que o mexicano vem sendo alvo de ataques digitais orquestrados por ex-amigos que o acusam de ter roubado dinheiro. Coisa de US$ 1 mil. Há pouco que se possa fazer.
Para outros casos de falsas vítimas e falsos suspeitos, clique na reportagem original.
Nota: A Lupa se soma a Les Observateurs ao propor cautela no compartilhamento de imagens pela internet. Em momentos de crise, se você não conhece a pessoa que difunde uma fotografia, duvide da imagem. Não a propague. Se quiser ir além e checar a foto, passe o arquivo pelo Google Images. Esta ferramenta é capaz de mostrar se a fotografia já foi publicada antes e em que circunstâncias.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.10.2024 - 22h08
Eleições 2024
Apoiadores de Marçal espalham fakes sobre fraude nas eleições de SP antes do fim da apuração

 Apoiadores do influenciador Pablo Marçal (PRTB) estão espalhando conteúdos falsos de suposta fraude nas eleições municipais de São Paulo. O ex-coach ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral da maior cidade do país e perdeu para o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), que agora disputarão o segundo turno em 27 de outubro. 

Carol Macário
06.10.2024 - 19h23
Eleições 2024
Eduardo Paes é reeleito no Rio: veja como acompanhar 5 promessas feitas pelo prefeito

Eduardo Paes (PSD) foi reeleito prefeito do Rio com 60,34% dos votos. O desafio para os próximos quatro anos será reduzir a fila de espera por procedimentos médicos. Na educação, ainda há 12 mil crianças sem vaga em creches, e a promessa de Paes é zerar esse número. A Lupa selecionou algumas de suas propostas e indica como você pode acompanhá-las.

Ítalo Rômany
05.10.2024 - 18h55
Eleições 2024
Laudo falso divulgado por Marçal chega a cerca de 100 mil pessoas em apps, mesmo após desmentido

Segundo dados da Palver, o falso laudo médico divulgado por Pablo Marçal para associar Guilherme Boulos ao consumo de drogas impactou milhares de pessoas no WhatsApp e no Telegram. Mesmo após o laudo ter sido desmentido pela imprensa, mensagens com informações falsas continuaram a ser compartilhadas. Circulação de informações verdadeiras foi maior.

João Pedro Capobianco
05.10.2024 - 18h08
Eleições 2024
Após postar laudo falso, Marçal alega censura e convoca seguidores à guerra depois de suspensão de perfil

Após a divulgação de um lado médico falso, Pablo Marçal está alegando em seus canais oficiais que vem sofrendo "censura" da Justiça Eleitoral. A publicação foi feita após decisão que suspendeu o perfil do influenciador no Instagram. Após criar novo perfil reserva, o candidato conclamou sua militância a entrar "em guerra" por ele.

Ítalo Rômany
05.10.2024 - 16h31
Eleições 2024
Às vésperas da votação, fake antiga sobre urnas volta a se espalhar e associa Boulos a fraude nas eleições

Uma fake antiga sobre anulação de voto ganhou tração nesta véspera da eleição, agora sendo associada a Guilherme Boulos. De acordo com a mensagem, o TSE está fraudando as urnas para eleger Boulos através de um mecanismo que supostamente anularia o voto se o eleitor pressionar o botão “Confirma” antes da frase “Confira o seu voto”. É falso.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital