UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Eles levantam ‘dois gorilas e dois javalis’. Conheça os super-humanos do Brasil
06.08.2016 - 06h00
Rio de Janeiro - RJ
Quanto tempo você demora para nadar 200 metros? Menos do que um trailer de cinema? Pois bem. Para Henrique Rodrigues, que defende o Brasil na Rio 2016, isso é possível. Ele faz esse percurso na piscina enquanto você… assiste ao trailer de “Titanic”. E correr? Já imaginou cruzar 200 metros rasos num período parecido ao da vinheta de abertura do Jornal Nacional? A atleta Ana Cláudia Lemos consegue. Ela gasta 23,4 segundos para cumprir esse trajeto.
Nas últimas semanas, a Lupa, em parceria com o jornal Nexo levantou as melhores marcas dos atletas do Time Brasil em nove modalidades individuais e as comparou com realidades corriqueiras. Concluiu que muitos deles têm índices fora de série. São indivíduos verdadeiramente super-humanos e merecem destaque por isso.
Para valorizar a potência dos corpos que defendem o Brasil nos Jogos deste ano, a Lupa inicia neste sábado, dia 6, mais um tuitaço no @agencialupa. Toda vez que um atleta brasileiro das modalidades de Atletismo, Canoagem, Levantamento de Peso, Maratona Aquática, Natação, Pentatlo, Remo, Triatlo e Vela entrar em cena, publicaremos uma informação extra sobre seu rendimento no esporte até agora. Você verá como eles são capazes de ir muito longe no esporte. Não perca!
Você descobrirá, por exemplo que a marca que serve de título nesta reportagem não é fictícia. Realmente existe. O atleta Fernando Reis, do levantamento de peso, é capaz de erguer 427kg (em duas provas, como é contabilizado na modalidade que ele disputa). Isso equivale a 2 gorilas e 2 javalis adultos!
Mas as comparações não param por aí.
Ainda em parceria com o jornal Nexo, a Lupa trabalhou em comparações que também indicam que está cada vez mais difícil ser atleta olímpico, que as marcas estão subindo ano após ano. Entenda:
Neste levantamento, você descobre, por exemplo, que marcas que são comuns entre os atletas brasileiros em 2016 foram recordes mundiais há – acredite – 52 anos, em 1964.
A catarinense Eliane Martins, por exemplo, conseguiu sua vaga no salto em distância da Rio 2016 pulando 6,7 metros. Em 1964,  a soviética Tatyana Shchelkanova quebrou seu terceiro recorde mundial sucessivo na mesma modalidade ao atingir a marca registrada por Eliane há poucos meses. O ritmo de superação dos competidores em Atletismo salta aos olhos. O recorde mundial no salto em distância hoje é de 7,52 metros (desde 1988)
Outra comparação que evidencia isso tem a ver com a marca de 400 metros rasos do paranaense Hederson Stefani. Ele é capaz de percorrer esse trajeto em 46,14 segundos. Há 80 anos, em 1936, esse era o recorde mundial da prova. Hoje, ele é de 43,18 segundos (desde 1999).
Tatiele de Carvalho carimbou seu passaporte para a Rio 2016 correndo 10 mil metros em 32 minutos e 09 segundos. Em 1981, este tempo foi o recorde mundial da prova e foi obtido pela soviética Yelena Sipatova. Atualmente nos 10 mil metros, a marca mundial é de 29 minutos e 31 segundos (desde 1993).
Confira abaixo as marcas brasileiras e quando elas foram recordes na história:
A Lupa também levantou as principais marcas de promessas olímpicas nas outras modalidades:
Nota: O levantamento da Lupa e do Nexo tanto para esta matéria quanto para o tuitaço que a acompanha contemplou somente esportes em que era possível ver a marca individual do atleta. Outro critério foi o acesso às marcas mais recentes da delegação brasileira.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.03.2025 - 17h24
Saúde
Programa do governo federal contra fakes na saúde tem falhas e falta de transparência

Lançado em outubro de 2023, o programa Saúde com Ciência, iniciativa interministerial para enfrentar conteúdos enganosos sobre saúde, ainda patina em relação à falta de informações transparentes de monitoramento. A ação previa ainda a responsabilização de compartilhamentos de desinformação nas redes. Não há dados sobre a efetividade dessas medidas.

Ítalo Rômany
17.03.2025 - 08h00
Entrevista
“Desinformação em saúde se tornou estratégia política para populismo anti-ciência", diz pesquisador

Cinco anos após a pandemia de Covid-19, conteúdos desinformativos em saúde, que vão da negação das vacinas a receitas milagrosas, não param de circular. Mas o que mudou e o que permaneceu no cenário midiático e das redes, de 2020 até hoje? Para responder a essas questões, a Lupa entrevistou Igor Sacramento, pesquisador e professor em Comunicação e Saúde na Fiocruz e UFRJ. 

Victor Terra
14.03.2025 - 08h00
Fraudes
Oferta ou cilada? Dicas para não cair em golpes no Dia do Consumidor

 O Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, movimenta o comércio no país com grandes promoções. No entanto, golpistas se aproveitam da data para promover sites fraudulentos com preços fantásticos para atrair vítimas que perdem dinheiro na ilusão de uma oferta imperdível. A Lupa reuniu dicas de como evitar cair em fraudes.

Evelyn Fagundes
11.03.2025 - 15h33
Saúde
Justiça rejeita ação contra a Lupa de médicos que publicaram anúncio com mentiras sobre Covid-19

A 29ª Vara Cível do TJ-PE julgou improcedente ação movida pela organização Médicos pela Vida contra a Lupa. A petição foi motivada por uma checagem publicada em fevereiro de 2021, que desmentia informações falsas contidas em um informe publicitário do grupo sobre a eficácia de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina contra a Covid-19.

Ítalo Rômany
26.02.2025 - 16h00
Fraude
Meta lucra com isca criminosa: anúncio oferece espionagem, mas é golpe

A Meta tem lucrado com a veiculação de posts pagos de perfis no Instagram cujo objetivo é o de oferecer serviços de “espionagem de contas” — o que é ilegal. Os donos dos perfis prometem descobrir informações secretas de qualquer usuário, incluindo mensagens trocadas, áudios enviados e até localização recente. Há um porém: trata-se de um golpe.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital