UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Parlamentares que estavam na mesa que deu posse a Temer têm 76 ocorrências
31.08.2016 - 17h22
Na tarde desta quarta-feira (31), depois de votado e aprovado o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros, deu posse ao novo presidente do Brasil: Michel Temer. Na sessão realizada no Salão Azul, Renan convocou outros cinco parlamentares para integrar a mesa ao lado dele, do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e do novo presidente da República. Foram eles: os deputados federais Mara Gabrilli (PSDB-SP), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Beto Mansur (PRB-SP), Waldir Maranhão (PP-MA) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Repetindo levantamento feito ao longo do processo de impeachment e tomando como base dados do site Excelências, mantido pela Transparência Brasil, a Lupa levantou o total de ocorrências judiciais dos seis parlamentares que saíram na foto da posse de Temer, ocupando um lugar na mesa do Senado. Juntos eles têm 76 ocorrências. Entre elas, há inquéritos e ações que correm na Justiça comum, na Justiça eleitoral e/ou nos Tribunais de Conta.
Dos seis parlamentares que integraram a mesa que deu posse ao presidente Michel Temer, apenas a deputada Mara Gabrilli não têm ocorrências. O deputado federal Beto Mansur, por sua vez, acumula, sozinho, 54 delas.
Veja aqui a lista.
E OS OUTROS?
Ao longo da cobertura do processo de impeachment, a Lupa publicou dois extensos levantamentos sobre as ocorrências judiciais dos parlamentares brasileiros. Um focado nos deputados federais e outro, nos senadores.
Releia aqui a reportagem publicada em 17 de abril sobre os ocupantes da Câmara (“Dos 513 deputados, 299 têm ocorrências judiciais; 76 já foram condenados” ) e aqui a publicada em 11 de maio sobre os membros do Senado (“Dos 80 senadores, quase 60% têm registros na Justiça; 24 deles, no STF”).
Nota: Os parlamentares acima citados recorrem na Justiça de muitas das pendências judiciais listadas. Recomendamos uma leitura mais detalhada sobre cada caso no site Excelências.
Nota 2: Confira a seguir informações extras do Excelências sobre o conceito de “ocorrências na Justiça e/ou Tribunais de Contas”: Pode acontecer ausência de menção a processo em que algum parlamentar é réu ou foi punido, porque tais informações dependem da disponibilidade de dados em cada Corte, havendo grande disparidade entre elas. Processos que correm em primeira instância só são incluídos quando movidos pelo Ministério Público ou outros órgãos públicos. No caso de rejeição de contas eleitorais, todas as decisões são assinaladas (desde que o político não tenha obtido a anulação da decisão). São anotadas ocorrências relativas a homicídio, estupro e pedofilia, mas não são incluídos litígios de natureza privada (como disputas por pensão alimentícia), nem queixas relacionadas a crimes contra a honra (porque políticos são freqüentemente alvo desse tipo de processo). Assinalam-se inscrições na dívida ativa previdenciária e na lista de autuados por exploração do trabalho escravo.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 19h50
Eleições 2024
No Roda Viva, Nunes erra sobre índice de educação, imposto e BRT

Ricardo Nunes (MDB) foi o último candidato à prefeitura de São Paulo a ser sabatinado no programa. O prefeito errou o tempo de paralisação do edital de licitação do BRT Radial Leste e a porcentagem de redução da alíquota do ISS de serviços de streaming. Também fez a afirmação falsa de que o Ideb teve queda em todas as cidades por causa da pandemia.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 15h00
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Juliana Brizola exagera sobre bairro afetado na enchente

A ex-deputada estadual Juliana Brizola (PDT), candidata à prefeitura de Porto Alegre, foi sabatinada pela Rádio Gaúcha nesta terça-feira (10). Ela exagerou ao mencionar que, dentre os bairros da capital gaúcha, o Humaitá foi que mais demorou para escoar toda a água das cheias. A Lupa checou algumas das declarações, confira: 

Carol Macário
09.09.2024 - 15h27
Porto Alegre
Principais candidatos a prefeito de Porto Alegre postam informações falsas sobre a enchente e pesquisas eleitorais

A Lupa analisou publicações no Facebook, Instagram, X e TikTok - postadas entre 1º de junho e 31 de agosto - dos quatro principais candidatos a prefeito de Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo). A enchente e as pesquisas eleitorais foram temas com informações falsas.

Maiquel Rosauro
07.09.2024 - 20h00
7 de setembro
Na Paulista, Bolsonaro e aliados atacam Moraes e repetem fakes sobre urnas e 8 de janeiro

 Políticos reunidos no ato da avenida Paulista convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no 7 de setembro, atacaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pediram seu impeachment. Eles repetiram antigas fakes para atacar o atual governo e para defender a libertação dos responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. 

Carol Macário
04.09.2024 - 16h41
Eleições 2024
Camozzato erra valor investido em tratamento de esgoto nas últimas gestões de Porto Alegre

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi o terceiro candidato à prefeitura de Porto Alegre a ser entrevistado pela rádio Gaúcha. Na sabatina, Camozzato errou o valor investido nos últimos 10 anos em tratamento de esgoto na capital e subestimou o montante autorizado pela Câmara de Vereadores para investimento na cidade.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital