UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Políticos ignoram prevenção ao câncer de mama em seus programas
28.10.2016 - 09h20
Rio de Janeiro - RJ
O Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Cristo Redentor, no Rio, foram iluminados de modo diferente nos últimos dias para chamar a atenção para o “Outubro Rosa”. As redes sociais também entraram na campanha pela prevenção e pelo tratamento do câncer de mama. Desde o dia 1º, a ação em favor das mulheres é uma das mais comentadas no Twitter, com 122 mil menções. Isto é o que mostra um levantamento exclusivo feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP) para a Lupa.
No período analisado, a expressão “câncer de mama” foi mencionada mais de 40 mil vezes. A hashtag #outubrorosa apareceu 23.300 vezes. Mas, se por um lado os internautas vem fazendo sua parte, comentando uma das doenças que mais mata mulheres no país, o assunto passou batido entre os que comandarão a saúde pública municipal a partir de 2017.
A Lupa analisou de perto os programas de governo apresentados por prefeitos que acabam de ser eleitos em oito capitais e também pelos candidatos que disputam o segundo turno no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. O tema não é destaque em nenhum deles. E, mais grave: cinco das cidades observadas serão governadas por políticos que sequer mencionaram a prevenção do câncer de mama ou políticas públicas relacionadas ao tema em seus programas de governo. É o caso dos prefeitos de Salvador, ACM Neto (DEM), de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), de Teresina, Firmino Filho (PSDB), de Palmas, Carlos Amastha (PSB) e de Boa Vista, Teresa (PMDB) – única mulher eleita no 1º turno, em capitais.
EM SÃO PAULO
João Doria (PSDB), prefeito eleito de São Paulo, fez uma única e simples menção ao assunto no programa que o levou à vitória. Em um dos tópicos de Saúde, mencionou a necessidade de “rastreamento de câncer de mama e do colo de útero com pesquisas de HPV”. Carlos Eduardo (PDT), prefeito eleito de Natal, prometeu – de modo vago – “ampliar o atendimento de saúde integral da mulher” com foco na “prevenção (…) do câncer cérvico uterino e de mama”. Em Rio Branco, Marcus Alexandre (PT) citou somente a indicação do exame preventivo da doença ao falar dos serviços das Unidades de Saúde da Família. Não chegou a elaborar nenhuma estratégia mais específica para a área.
NO RIO E EM BH
Entre os candidatos no 2º turno do Rio e de Belo Horizonte, o único que menciona a prevenção do câncer de mama é João Leite (PSDB), da capital mineira. Alexandre Kalil (PHS), seu adversário, não faz qualquer citação ao assunto. O mesmo ocorre nos programas de Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), que disputam a prefeitura do Rio.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
Junto com a campanha “Outubro Rosa”, os internautas também usaram o espaço para tuitar sobre outras pautas, como o respeito aos direitos das mulheres. Foram mais de seis mil menções a termos como “luta”, “respeito” e “corpo”.
Na pauta ampliada, quando o assunto se transforma na promoção de políticas femininas, todos os prefeitos eleitos possuem alguma proposta. Entre os candidatos do 2º turno do Rio e de Belo Horizonte, somente Marcelo Crivella não mencionou o assunto.
Entre as ideias apresentadas, destaca-se o combate à violência de gênero. Dos oito prefeitos eleitos, sete apontaram propostas sobre o tema em seus programas. Entre os que ainda disputam o 2º turno no Rio e em Belo Horizonte, somente Marcelo Freixo enumerou estratégias de combate à violência contra a mulher.
Esta reportagem foi publicada no site da Revista Época em 28 de outubro de 2016.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.09.2024 - 18h11
Eleições 2024
'Cadeirada' de Datena reacende fakes e vira até propaganda eleitoral paga de candidatos

A 'cadeirada' de Datena em Pablo Marçal no debate da TV Cultura gerou uma série de reações nas redes. O assunto rapidamente virou meme, com muitos perfis zombando do quadro clínico de Marçal e chamando o episódio de 'fakeada 2.0'. O ocorrido também foi usado por candidatos para promover suas campanhas com anúncios pagos na biblioteca da Meta.

Carol Macário
16.09.2024 - 10h00
Eleições 2024
Em São Paulo, PCC vira arma política e mensagens que ligam candidatos ao crime chegam a mais de 600 mil pessoas

Levantamento da Lupa aponta que mensagens associando candidatos à prefeitura de São Paulo ao PCC já alcançaram mais de 600 mil pessoas. Em grupos de WhatsApp e Telegram, conteúdos ligando a facção a políticos, como Pablo Marçal e Guilherme Boulos, têm influenciado o debate eleitoral.

Cristina Tardáguila
13.09.2024 - 10h18
Eleições 2024
Prefeitura do Rio: Central 1746 recebeu 3 milhões de chamados desde 2021; veja as principais demandas dos cidadãos

A Central de Atendimento 1746 da Prefeitura do Rio de Janeiro registrou cerca de 3 milhões de solicitações entre janeiro de 2021 e o primeiro quadrimestre de 2024. Dez dos 164 bairros concentram cerca de 30% da demanda por serviços municipais. Levantamento da Lupa mostra quais as principais demandas dos cidadãos.

Francisco Amorim
09.09.2024 - 19h00
Eleições 2024
Candidato do PL paga por post misógino contra Anielle como propaganda eleitoral

O candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo Partido Liberal (PL), Professor Paschoal, impulsinou no Instagram e Facebook uma propaganda eleitoral de cunho misógino contra a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, com alusão a caso de assédio sexual e morte de sua irmã, Marielle Franco.

Gabriela Soares
06.09.2024 - 12h31
Política
Parlamentares bolsonaristas e grupos de extrema-direita mobilizam atos de 7/9 com anúncios pagos e fakes

Monitoramento da Lupa mostra uma forte mobilização de parlamentares bolsonaristas e grupos da extrema-direita nas redes sociais para os atos de 7 de setembro, com anúncios impulsionados na Meta com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes, além de compartilhamento de fakes e mensagens de 'golpe' e 'fraude' nas eleições de 2022.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital