UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Há mesmo um surto de pessoas com mal da vaca louca em Niterói (RJ)?
11.03.2017 - 08h00
Rio de Janeiro - RJ
Nesta semana, uma série de áudios e tuítes sobre um suposto surto do mal da vaca louca preocupou os cidadãos fluminenses, sobretudo os moradores de Niterói (RJ). Mas, afinal o que há de verdade nessa história?
“Em Niterói especificamente, (há) 7 casos no mesmo hospital”
Áudio divulgado via WhatsApp
Falso
A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como mal da vaca louca, atinge apenas o gado. Quando o homem ingere carne contaminada, pode desenvolver um quadro que é tecnicamente chamado de “nova variante da Doença de Creutzfeldt–Jakob”. A sigla é v-DCJ. A Prefeitura de Niterói informa por nota – e a Fiocruz reafirma – que não há na cidade nenhum paciente com indícios desta doença.
O que há, segundo a administração local, são quatro casos suspeitos de DCJ – uma doença com características bem diferentes daquela associada ao consumo de carne contaminada.
A v-DCJ costuma atingir pessoas jovens e é inicialmente caracterizada por alterações psiquiátricas. A DCJ, por sua vez, tende a acometer a terceira idade, gerando movimentos involuntários e alterações de coordenação e equilíbrio, por exemplo.
Nos últimos dias, Fiocruz decidiu avaliar os quatro casos suspeitos de Niterói e confirmou o diagnóstico de DCJ – e não de v-DCJ – para essas quatro pessoas. O Ministério da Saúde informou, por sua vez, que, no Brasil, “nunca foram confirmados casos da nova variante (v-DCJ)”, ligada à ingestão de carne bovina contaminada.

“(O mal da vaca louca) Não tem cura. A probabilidade de morte é altíssima”
Áudio divulgado via WhatsApp
Verdadeiro
Tanto a v-DCJ como a DCJ são fatais e não têm cura. Assim como o mal da vaca louca (EBB), que atinge o gado, a v-DCJ e a DCJ são doenças causadas por príons, proteínas encontradas no ser humano (e na vaca) que sofrem transformações e se tornam agentes infecciosos. Segundo o Ministério da Saúde, 85% dos casos de DCJ ocorrem de “maneira esporádica”, sem causa definida. Em até 15% dos casos, a doença tem origem genética. No restante, a contaminação ocorre por procedimentos como transplantes ou em decorrência do uso de instrumentos neurocirúrgicos não esterilizados corretamente.

“É perigoso consumir carne bovina no momento”
Falso
De acordo com o Ministério da Saúde, não há no Brasil registro de animais com o mal da vaca louca (EBB). Também não há óbitos por v-DCJ na população brasileira. Para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Brasil é um país de “risco insignificante” para EEB, a melhor classificação existente em seu ranking. Segundo a neurologista do Hospital Sírio-Libanês, Jerusa Smid,  não há indicação para cortar o consumo de carne.

“Os casos de DCJ em Niterói são alarmantes”
Falso
A DCJ é uma doença que, no Brasil, atinge entre 1 e 2 pessoas a cada um milhão de habitantes. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2005 e 2014, houve apenas 439 notificações de casos suspeitos de DCJ. Desse total, só 38 foram confirmados de forma definitiva por exame neuropatológico,15 foram classificados como possível, 54 como provável, 38 foram descartados e o restante, 67% dos casos, não possuiu dados suficientes para diagnóstico ou ainda aguardam resultados. Para a neurologista do Hospital Sírio-Libanês, Jerusa Smid, os quatro casos em Niterói, mesmo confirmados, estão de acordo com a incidência já conhecida da doença.
Esta reportagem foi publicada na versão impressa do jornal Folha de S.Paulo no dia 11 de março de 2017.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


26.02.2024 - 17h43
Política
É falso que PT bloqueou estradas para impedir patriotas de chegarem a ato na Avenida Paulista

Post nas redes sociais alega que o PT bloqueou estradas para impedir a chegada de patriotas em ato na Avenida Paulista a favor de Jair Bolsonaro, em 25 de fevereiro, em São Paulo. É falso. A publicação engana ao utilizar trechos antigos do programa Cidade Alerta, da TV Record, gravados em 31 de outubro de 2022.

Maiquel Rosauro
26.02.2024 - 16h55
Saúde
É falso que as vacinas contra Covid-19 causam efeitos colaterais em todo o organismo

Circula na internet o vídeo de uma conferência realizada por médicos japoneses que alegam que as vacinas contra Covid-19 são tóxicas e causam danos a “todos os órgãos, sem exceção”. É falso. Não há evidências científicas que confirmem as alegações. As vacinas são comprovadamente seguras e eficazes.

Gabriela Soares
26.02.2024 - 16h28
Política
É falso que CCR fechou rodovia para impedir acesso de bolsonaristas a ato em SP

Circula nas redes vídeo de um bolsonarista afirmando que a Concessionária CCR, alinhada com a esquerda, fechou estradas para impedir acesso ao ato convocado por Bolsonaro na Avenida Paulista, no domingo. É falso. A empresa vem realizando obras de manutenção na rodovia desde o início de fevereiro e vem comunicando o alerta aos motoristas em seu site

Ítalo Rômany
26.02.2024 - 13h58
Política
É falso que a Globo e a Folha tenham noticiado que entre 350 e 500 pessoas compareceram ao ato pró-Bolsonaro

Circulam na internet vídeos afirmando que a Rede Globo e o Datafolha, da Folha de S.Paulo, teriam noticiado que compareceram entre 350 e 500 pessoas no ato convocado por Jair Bolsonaro que aconteceu neste domingo (25) na Av.Paulista. É falso. O número de participantes divulgado pelos veículos foi entre 185 e 750 mil pessoas. 


Gabriela Soares
26.02.2024 - 10h13
Política
É falso que mais de 300 milhões de pessoas participaram de ato de Bolsonaro na Avenida Paulista

Post nas redes sociais alega que mais de 300 milhões de pessoas participaram de manifestação em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 25 de fevereiro, na Avenida Paulista. É falso. O Brasil inteiro, conforme o IBGE, tem 200,3 milhões de habitantes. Instituições públicas e imprensa estimam um público entre 185 mil até 750 mil pessoas.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital