UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Rouhani Meter e a arte de checar o governo do Irã
11.07.2017 - 15h46
Rio de Janeiro - RJ
Em 2013, o então candidato à presidência do Irã Hassan Rouhani prometeu criar o Ministério das Mulheres. Disse que agiria de forma aberta para garantir a segurança das iranianas em espaços públicos e afirmou que diminuiria a censura que tanto afeta a indústria cinematográfica de seu país. Até hoje, no entanto, não deu andamento a nenhum desses projetos. E é isso o que mostra o Rouhani Meter, a única plataforma de checagem do mundo a acompanhar de perto o governo iraniano.
Quando Rouhani tomou posse, o mundo do fact-checking (checagem de fatos) tinha certeza de que nenhum jornalista ou estudioso teria condições de acompanhar seu governo de forma transparente. O advogado e ex-clérigo assumia um país fechado, com poucos dados públicos e que tinha sido classificado como membro do “Eixo do Mal” por um ex-presidente dos Estados Unidos.
Mas o jovem iraniano Farhad Souzanchi provou que o mundo da checagem estava errado. Morando a 9,8 mil quilômetros de distância de Teerã, em Toronto, no Canadá, montou e colocou no ar o promessômetro de Hassan Rouhani.
Hoje, com a ajuda de uma equipe de refugiados e com o apoio da Escola Munk de Relações Internacionais, da Universidade de Toronto, acompanha a evolução de promessas presidenciais, publicando suas conclusões tanto em inglês quanto em persa.
Por questões de segurança, Souzanchi não aparece em nenhuma foto. Não usa seu nome oficial e não mantém contato com a família, que ainda vive em sua cidade-natal. Pela mesma razão, mantém o Telegram (aplicativo de mensagens por celular) como o principal meio de comunicação.
“As mensagens no Telegram são criptografadas. Só por meio delas, recebo pedidos de informação dos leitores interessados em saber sobre Rouhani. E, só por meio delas, consigo respondê-los com segurança”, contou Souzanchi, numa das mesas de debate do Global Fact 4. O maior encontro de checadores do mundo aconteceu em Madri na semana passada e reuniu quase 200 fact-checkers comprometidos com a busca da verdade.
Em entrevista concedida ao Poynter Institute recentemente, o checador iraniano destacou que, durante sua campanha, Rouhani se apresentou como uma figura moderada. Disse que “ajustaria a imagem internacional de seus país” à modernidade e fez várias promessas. Em 10 de julho de 2017, no entanto, das 74 monitoradas, 24 haviam sido cumpridas; 13 estavam abaixo do prometido; 12, em progresso; 6, instaladas; 12 não haviam sido alcançadas e 7 estavam totalmente inativas. Entre as promessas cumpridas, constava, por exemplo, o aumento de transparência sobre o programa nuclear.
O avanço do Rouhani Meter fez com que a plataforma fosse bloqueada no Irã um mês depois de lançada. Hoje, para acessá-la a partir de território iraniano, é preciso burlar o bloqueio. Mas, ao falar do assunto, Souzanchi dá de ombros. A maioria dos usuários é jovem e domina bem essas ferramentas. Para quem não domina essas técnicas, há a opção de receber as checagens por newsletters. Prova de que quem quer checar dados checa de qualquer jeito. Não importa quão difícil possa ser.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Opinião
Conteúdo editorial em que a Lupa ou convidados se posicionam sobre algum fato envolvendo desinformação e educação midiática.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.01.2025 - 17h33
opinião
Carta aberta dos checadores de fatos do mundo a Mark Zuckerberg, nove anos depois

Há nove anos, escrevemos ao senhor sobre os danos causados pela desinformação no Facebook. Em resposta, a Meta criou um programa de verificação de fatos que ajudou a proteger milhões de usuários contra boatos e teorias da conspiração. Nesta semana, o senhor anunciou o fim do programa nos Estados Unidos devido a preocupações com “censura excessiva”

07.11.2024 - 10h52
Opinião
O que aprendi em 9 anos checando Donald Trump

O redator-chefe do The Fact Checker do The Washington Post, Glenn Kessler, compartilha em sua coluna os aprendizados e desafios dos nove anos em que checou as alegações falsas do presidente eleito Donald Trump. Ele também analisa o cenário atual e demonstra como a vitória do republicano evidencia o poder de permanência de suas mentiras.

Glenn Kessler
11.07.2024 - 18h17
opinião
Alvo de 'Abin paralela', Lupa pede resposta de autoridades sobre espionagem ilegal

A Lupa repudia o uso clandestino de ferramentas operadas pelo Estado brasileiro contra a imprensa e, especificamente, contra a própria Lupa. Ações como essa representam riscos a uma democracia livre e precisam de respostas contundentes das autoridades.

Natália Leal
09.05.2024 - 16h03
Rio Grande do Sul
Como é estar em Porto Alegre e combater fakes em meio ao caos da enchente

Repórter da Lupa relata como é trabalhar com checagem de fatos vivendo em Porto Alegre, cidade que convive com bairros alagados, falta de água potável e com uma enxurrada de desinformação que contribui para o caos.

Maiquel Rosauro
01.11.2023 - 08h00
Coluna
Um ano após Musk, X enfrenta declínio em meio à escalada de fakes e ódio

Em seu primeiro ano à frente do X (antigo Twitter), Elon Musk coleciona fracassos. Há queda em downloads, tempo de uso e valor de mercado. Enquanto isso, cresce a circulação de discurso de ódio, incluindo mensagens racistas, antissemitas e homofóbicas, e da circulação de desinformação e teorias conspiratórias, analisa a colunista Cristina Tardáguila.

Cristina Tardáguila
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital