UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Dois atentados, ao menos 15 mortos e duas notícias falsas circulando na web
24.08.2017 - 07h00
Rio de Janeiro - RJ
O que o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o marroquino Driss Oukabir, um dos suspeitos de ter cometido o atentado terrorista de Barcelona na semana passada, têm em comum? Nada.
Isso era assim até o último sábado (19), quando o site News Conservative publicou um texto afirmando que Obama e Oukabir eram primos de primeiro grau. Tratava-se de uma notícia longa que trazia até mesmo um suposto pronunciamento oficial do ex-presidente sobre o marroquino. Ao fim, a publicação sugeria que fosse aberta uma investigação contra Obama por sua proximidade com o suposto terrorista.
“Oukabir e Obama são primos de primeiro grau”
Na reportagem que contém esta frase, no entanto, o News Conservative cita o portal The Last Line of Defense.org como fonte original da informação. Acontece que o próprio The Last Line of Defense se posiciona publicamente como um portal de sátiras, destinado a enganar conservadores.
No pé de sua página principal, ele estampa um selo que indica o gênero cômico e mostra um resumo de sua descrição institucional: “Tudo neste site é um trabalho satírico de ficção”. Na seção “sobre nós”, a página ainda reitera que suas publicações não são verdadeiras e conta que o criador do blog, Christopher Blair, se autodenomina “um troll liberal”.
A notícia falsa, que viralizou na internet, informava que o marroquino Driss Oukabir era “o sétimo filho da quinta esposa do tio paterno de Barack Obama” e que teria até sentado no Salão Oval em 2009. A visita à Casa Branca teria sido um presente de Obama ao primo.
No mesmo texto, um porta-voz – não identificado – de uma suposta empresa do ex-presidente teria dito que Obama era próximo ao primo, mas que ele não sabia de suas inclinações radicais. Ao final da reportagem, a página convocava os leitores a curtirem o conteúdo e a apoiar Donald Trump no Facebook.
Driss Oukabir é um marroquino de 28 anos que tinha residência fixa na Espanha. Já havia sido fichado pela polícia espanhola em 2012, acusado de abuso sexual.
Sua foto foi divulgada pela polícia catalã poucas horas após o atentado de Barcelona, por suspeita de ter alugado ao menos uma das vans usadas no ataque. Num primeiro momento, Oukabir disse que seu irmão, Moussa Oukabir, de 18 anos, morto pela polícia em Cambrils,  havia roubado seus documentos e alugado os carros do atentado. Depois, na audiência de terça-feira (22), admitiu que ele próprio havia alugado as vans.
Esta checagem foi feita pelo site americano Politifact.com, parceiro da Lupa na International Fact-Checking Network (IFCN).

Ainda nesta semana, outra notícia falsa envolvendo ataques de repercussão mundial ganhou força na internet. E os sites Snopes e Factcheck.org se debruçaram sobre ela.
“O motorista que matou e feriu dezenas de pessoas durante a manifestação do Unite Right em Charlottesville, na Virgínia (EUA), é um radical de esquerda”
Ainda não há informações precisas sobre o jovem James Alex Fields Jr., que atropelou e matou ao menos uma pessoa na cidade americana, mas os dados públicos disponíveis sobre ele indicam que se trata de um filiado ao partido Republicano com afeições ao neonazismo.
O jornal Cincinnati Enquirer publicou uma entrevista com Derek Weimer, que foi um dos professores de Fields. No texto, ele situa o jovem como próximo ao movimento neonazista.
Fields também aparece em fotos que foram publicadas nas redes sociais no dia da manifestação na Virgínia. Nelas, ele aparece lado a lado com membros da Vanguard America, grupo supremacista branco, usando o uniforme e carregando o escudo com o logotipo do grupo.
Hellen Guimarães sob a supervisão de Cristina Tardáguila.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.10.2024 - 21h20
Eleições 2024
É falso que Marçal 'vendeu' eleição para o TSE para eleger Nunes

Circula nas redes mensagem com o título “divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava”, alegando que Pablo Marçal vendeu sua vitória para o TSE para que Ricardo Nunes disputasse a eleição do 2º turno com Guilherme Boulos. É falso. O texto é uma adaptação de uma corrente de e-mail que começou a circular após a Copa do Mundo de 1998

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 18h18
Eleições 2024
Homem em vídeo foi impedido de votar por erro de mesário; fato não implica fraude

Circula nas redes vídeo que mostra um eleitor revoltado após ser impedido de votar na urna eletrônica. Na gravação, o homem afirma que seu voto já havia sido registrado por outra pessoa. Comentários falam em fraude. Falta contexto. O erro teria ocorrido durante processo de identificação, após uma confusão do mesário.

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 18h09
Eleições 2024
STF não cassou candidatura de Marçal; candidato foi intimado a prestar informações

Em vídeo, um homem mostra um documento e alega que o STF buscou cassar a candidatura de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo antes das eleições. É falso. O candidato do PRTB foi intimado pelo Supremo para prestar esclarecimentos sobre divulgar desinformações na rede social X, que está suspensa no Brasil.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 15h02
Eleições 2024
É falso que a PF realizou operação na casa da prefeita de Gurupi-TO; site da Gazeta do Cerrado foi clonado

Notícia afirma que a Polícia Federal fez uma operação na casa de Josi Nunes, candidata à reeleição para a prefeitura de Gurupi (TO). A notícia, publicada no dia da votação, foi atribuída ao site “Gazeta do Cerrado”. É falso. Um portal forjou o design da Gazeta do Cerrado para veicular a desinformação.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 14h47
Política
Pesquisa de boca de urna não será divulgada antes do fim da votação em SP

Homem diz em vídeo que, “em 30 minutos”, jornais de todo o Brasil vão divulgar uma pesquisa de boca de urna que mostrará Guilherme Boulos (PSol) e Ricardo Nunes (MDB) liderando a votação à prefeitura de São Paulo. É falso. Uma resolução do TSE proíbe a divulgação de pesquisas no dia da votação antes das 17h, horário de fechamento das urnas.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital