UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Na ONU, Temer usa ‘dados extraoficiais’ para falar de desmatamento
20.09.2017 - 06h00
Rio de Janeiro - RJ
Começou na terça-feira (19) a 72ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e, seguindo a tradição, o presidente do Brasil foi o primeiro chefe de Estado a discursar. Checamos algumas das afirmações ditas por ele na abertura do evento.
“Os primeiros dados disponíveis para o último ano já indicam diminuição de mais de 20% do desmatamento naquela região [a Amazônia Legal]”
Presidente Michel Temer, em discurso feito na ONU no último dia 19
Desde 1988, o Prodes, projeto vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), municia o governo brasileiro com dados sobre o desmatamento da Amazônia Legal. É com base nele que são estabelecidas as políticas públicas sobre o assunto. O Prodes monitora a área desmatada na Amazônia Legal com o apoio de imagens de satélite e produz relatórios frequentes. Os dados referentes a 2017 ainda não foram publicados.
Com base nas últimas informações, no entanto, constata-se que, entre 2015 e 2016, houve um aumento de 27% no desmatamento dessa região. No ano passado, a Amazônia Legal perdeu 7.893 km2 de área verde contra 6.207 km2 no ano anterior.
Ainda vale destacar que, enquanto não são divulgadas as informações oficiais do Prodes relativas ao ano de 2017, ONGs e Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) publicam pesquisas sobre o assunto. O Imazon, que é um instituto de pesquisa do Pará, por exemplo, apontou uma queda de 21% no desmatamento entre julho de 2016 e agosto de 2017.
Beto Veríssimo, pesquisador do Imazon, disse à Lupa que presidentes e ministros do meio ambiente do Brasil costumam usar os dados oficiais do Inpe (Prodes) para as suas posições e falas internacionais e que os sistemas de satélite utilizados pelos institutos têm resoluções distintas, e, por isso, registram áreas diferentes.
Em nota, a Presidência reconhece que Temer usou um “dado extraoficial” na ONU, o do Imazon.

“A energia limpa e renovável no Brasil representa mais de 40% da nossa matriz energética: três vezes a média mundial”
O Balanço Energético Nacional 2017, que é feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, com base em dados do ano anterior, aponta que a participação de energias renováveis na matriz energética brasileira realmente está entre as mais elevadas do mundo.
Em 2016, elas representavam 43,5% do total, acima dos 41,3% registrados em 2015 e dos 39,4% de 2014. De acordo com o mesmo documento, a média mundial em 2014 – último ano disponível para consulta – era de 13,5%. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 9,4%.

“Acabamos de modernizar também nossa lei de migração, pautados pelo princípio da acolhida humanitária”
No dia 25 de maio deste ano, o presidente Michel Temer sancionou a Lei de Migração, que substituiu o Estatuto do Estrangeiro, criado durante a ditadura militar e com foco na segurança nacional. Mas o presidente vetou 18 pontos do texto. Entre eles, a possibilidade de um estrangeiro não residente exercer cargo, emprego ou função pública no Brasil. No veto, Temer afirmou que isso seria uma “afronta à Constituição e ao interesse nacional”.
Com a colaboração de Nathalia Afonso, sob a supervisão de Cristina Tardáguila.
Esta reportagem foi publicada na edição impressa do jornal Folha de S.Paulo no dia 20 de setembro de 2017.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.03.2025 - 11h00
Checagem
Lula repete mentiras sobre ser o primeiro presidente sem diploma, PIB e economia

O presidente Lula tem repetido mentiras sobre PIB e sua formação acadêmica. Em 18 de março, disse ser o primeiro presidente sem diploma universitário. O que já foi desmentido em 2018 e 2024. No dia 14, Lula repetiu a alegação falsa que 2010 foi a primeira vez que a economia brasileira cresceu acima de 3%. A Lupa reuniu outras declarações, confira.

Ítalo Rômany
16.03.2025 - 17h00
Política
Em ato por anistia, Bolsonaro volta a atacar STF e mentir sobre Lula

Bolsonaro e seus aliados participaram de ato em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (16). Durante o protesto, o ex-presidente pediu anistia para os réus de 8 de janeiro, repetiu mentiras sobre Lula ter defendido ladrões de celular para tomar cerveja, eleições, além de voltar a atacar STF e TSE.

Ítalo Rômany
27.02.2025 - 19h30
Política
Rubens Paiva, bolsa-família, denúncia PGR: seis erros de Bolsonaro na entrevista a Leo Dias

Em entrevista a Leo Dias, Bolsonaro minimizou investigações da PF, desqualificou a denúncia da PGR sobre a trama golpista e repetiu a fake de que criou o Pix. Na conversa, também atacou o filme Ainda Estou Aqui e fez acusações infundadas contra Rubens Paiva. Confira.

Gabriela Soares
06.02.2025 - 10h05
Checagem
Alimentos, PIB e combustíveis: Lula tropeça em declarações em entrevistas

O aumento dos preços dos alimentos tem pressionado o presidente Lula a adotar medidas para conter a inflação. Em entrevistas recentes, o petista reconheceu o problema. Por outro lado, ao defender o governo das críticas, citou dados distorcidos, como a de que o preço da carne caiu 30% em 2023.

Ítalo Rômany
16.12.2024 - 20h00
Checagem
No Fantástico, Lula exagera sobre prisão e omite contexto sobre taxa de juros

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o presidente Lula falou sobre sua saúde e também respondeu perguntas sobre a economia do país. O petista fez afirmações distorcidas ao afirmar que não havia qualquer explicação para o aumento da taxa de juros, sem levar em consideração o papel do governo no desenvolvimento econômico. Confira checagem:

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital