UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Elogio de Bolsonaro a Chávez contradiz oposição dele ao ‘comunismo’
12.12.2017 - 12h50
Rio de Janeiro - RJ
Uma imagem extraída do acervo do jornal O Estado de S.Paulo e uma entrevista concedida pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com elogios ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez circularam pela internet e por aplicativos de mensagem na última segunda-feira (11). Trata-se de um conteúdo que data de 1999 e diz respeito à polêmica visita que Chávez fez ao Brasil. Na época, o jornal entrevistou alguns dos deputados federais para saber o que eles pensavam do ex-militar que havia vencido as eleições venezuelanas com 56% dos votos e que tinha agenda com o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Bolsonaro foi um dos ouvidos.
“[Hugo Chávez] É uma esperança para a América Latina e gostaria muito que essa filosofia chegasse ao Brasil (…). Ele não é anticomunista e eu também não sou”
Deputado federal Jair Bolsonaro, em entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo, em 4 de setembro de 1999
Apesar dos elogios feitos ao ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez em 1999, em setembro de 2013, o parlamentar subiu à tribuna da Câmara e o classificou como um “ditador”, ao lado do boliviano Evo Morales e do cubano Fidel Castro.
Jair Bolsonaro se posiciona hoje como um dos maiores críticos do “comunismo” no Brasil. Faz oposição ferrenha aos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, dizendo que se trataram de “ditaduras comunistas”. Uma busca no site da Câmara mostra que, entre 2009 e 2016, o parlamentar citou a palavra “comunismo” pelo menos 26 vezes em discursos feitos no Congresso. “Chávez”, por sua vez, foi mencionado em ao menos 20 ocasiões.
Em uma dessas intervenções, Bolsonaro pediu que um dos sites da Câmara fosse retirado do ar por “explicar princípios do comunismo”. Queria evitar que “a nossa juventude” crescesse “achando que o comunismo, o socialismo e a ditadura, como eles bem escrevem aqui, farão bem para a sociedade um dia”.
Hugo Chávez foi presidente da Venezuela de fevereiro de 1999 a março de 2013. Morreu em decorrência de um câncer e é considerado por especialistas em ciência política um dos expoentes do socialismo do século XXI na América Latina. De forma muitas vezes controversa, tentou implantar um sistema político inspirado nos ideais de Simon Bolívar, ampliando o nacionalismo à máxima potência e buscando uma educação pública irrestrita e obrigatória. Seu governo é alvo de diversas críticas nacionais e internacionais.
Em vídeo gravado em Pernambuco no mês de maio, Bolsonaro pede a palavra e ironiza o fato de Chávez ter ido “se tratar (de câncer) na melhor medicina do mundo: a cubana” e lembra que ele morreu logo depois. Na gravação, pede que o homem que um dia considerou “uma esperança para a América Latina” “prepare o inferno para receber os líderes comunistas do Brasil”.
Procurado, Bolsonaro afirmou, por telefone, que, no início de sua carreira política, Chávez era um democrata e que, por isso, o admirava. “Mas as pessoas mudam, não é? Isso acontece, às vezes, até em casamentos”.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.09.2024 - 20h00
7 de setembro
Na Paulista, Bolsonaro e aliados atacam Moraes e repetem fakes sobre urnas e 8 de janeiro

 Políticos reunidos no ato da avenida Paulista convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no 7 de setembro, atacaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pediram seu impeachment. Eles repetiram antigas fakes para atacar o atual governo e para defender a libertação dos responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. 

Carol Macário
04.09.2024 - 16h41
Eleições 2024
Camozzato erra valor investido em tratamento de esgoto nas últimas gestões de Porto Alegre

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi o terceiro candidato à prefeitura de Porto Alegre a ser entrevistado pela rádio Gaúcha. Na sabatina, Camozzato errou o valor investido nos últimos 10 anos em tratamento de esgoto na capital e subestimou o montante autorizado pela Câmara de Vereadores para investimento na cidade.

Ítalo Rômany
03.09.2024 - 19h30
Eleições 2024
No Roda Viva, Marçal mente sobre monetização de cortes

O empresário Pablo Marçal (PRTB) foi o quarto candidato à prefeitura de São Paulo a ser sabatinado no programa Roda Viva, da TV Cultura. Em entrevista na noite de segunda-feira (2), ele afirmou que não houve pagamento por cortes de vídeos nas redes sociais durante a campanha eleitoral, o que não é verdade. Confira checagem completa.

Catiane Pereira
03.09.2024 - 18h30
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Melo erra sobre indicador na saúde e gestão na educação

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, candidato à reeleição, foi sabatinado na terça (3) pela Rádio Gaúcha. Ele errou ao citar que a cidade tem o melhor indicador da atenção primária em saúde e que agiu rápido para afastar a ex-secretária de Educação, Sônia da Rosa, diante de indícios de irregularidades. A Lupa checou algumas das declarações

Carol Macário
02.09.2024 - 19h30
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) erra ao comparar Ideb em capitais

Maria do Rosário (PT) foi a primeira candidata à prefeitura de Porto Alegre a ser sabatinada pela Rádio Gaúcha em 2 de setembro. A petista errou ao comparar a nota do Ideb da cidade em relação a outras capitais e falou sem contexto sobre cargos ocupados no  Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A Lupa checou algumas das declarações da candidata.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital