UOL - O melhor conteúdo
Lupa
No TSE: programas de habitação de ACM Neto não saíram do papel
03.01.2018 - 12h00
Rio de Janeiro - RJ
ACM Neto foi reeleito no primeiro turno das eleições de 2016, com 73,9% dos votos válidos, e deu continuidade a sua gestão à frente da prefeitura de Salvador. Ao vencer a eleição, prometeu “aperfeiçoar” o próprio governo. Durante a campanha, ainda como candidato, ACM Neto registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento com seu plano de governo. Um ano depois de sua posse, a Lupa voltou a esse texto para conferir o que já saiu do papel. Veja abaixo o resultado:
“Haverá dois novos programas habitacionais: o Casa Segura (…) e o Casa Solidária”
ACM Neto, prefeito de Salvador, na página 58 _do plano de governo registrado no TSE
_Não há registros dos programas Casa Segura e Casa Solidária em nenhuma comunicação oficial da prefeitura. Também não há referência a nenhum dos dois nos portais da prefeitura. Tampouco há citações no Diário Oficial de Salvador. Os projetos, por fim, também não constam no Planejamento Estratégico 2017-2020 da prefeitura. O documento cita um eixo de “projetos habitacionais” para construção de habitações de interesse social, mas não detalha as iniciativas.
De acordo com o Portal da Transparência da cidade, Salvador tem apenas dois programas habitacionais em execução: o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que constrói residências e libera créditos para famílias com renda até R$ 7 mil; e o Casa Legal, do próprio município, voltado para a concessão de escrituras de posse de imóveis irregulares na capital baiana. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) também mantém o Morar Melhor, voltado para a reforma de casas sem alvenaria e revestimento. Esses dois programas foram criados no dia 28 de abril de 2016, durante o primeiro mandato de ACM Neto.
Procurado, o prefeito de Salvador não retornou.

“Será universalizada a matrícula na pré-escola, para atender a todas as crianças entre 4 e 5 anos de idade”
ACM Neto, prefeito de Salvador, na página 51 do plano de governo registrado no TSE
Dados preliminares do Censo Escolar 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, indicam que Salvador tinha 15.872 crianças matriculadas na pré-escola da rede pública municipal no ano passado, sendo 15.558 no ensino regular e 314 no ensino especial.
Em 2016, também segundo o Censo Escolar, esse número era inferior, de 14.621 crianças. Desse total, 14.407 eram do ensino regular e 214, do especial. O aumento foi de 8,6% nos dois últimos anos, ou seja, 1.251 matrículas a mais.
Mas a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) não fornece dados sobre a demanda atendida na pré-escola, ou seja, o percentual de crianças que efetivaram matrícula em relação ao total de pedidos por vagas – o que permitiria efetivamente saber se todas as crianças estão sendo atendidas ou não.
Em novembro de 2017, a Smed chegou a ser alvo de uma determinação judicial para garantir as matrículas na pré-escola e fazer o levantamento da demanda reprimida no sistema, o que ainda não foi apresentado.
Procurado, ACM Neto não retornou.

“Implantação de novas Unidades de Saúde da Família e incorporação de novas equipes de saúde”
ACM Neto, prefeito de Salvador, na página 52 do plano de governo registrado no TSE
Dados do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde mostram que  o número de equipes da Estratégia de Saúde da Família (eSF) em Salvador se manteve constante entre dezembro de 2016, quando somavam 237, e outubro de 2017 (último dado disponível), quando havia 238.
Segundo o ministério, essas equipes atendem a 27,9% da população de Salvador. Elas são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo estar vinculadas também a uma Equipe de Saúde Bucal.
Os dados do município sobre as Unidades de Saúde da Família (USF), por outro lado, não são públicos. Não há informações sobre elas em nenhum portal da prefeitura. As unidades prestam atendimento médico e odontológico a famílias que moram em áreas próximas.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde, informou que a capital baiana tinha 73 USFs  no final de 2016 e 76 ao final de 2017. Segundo a secretaria, no período, foram construídas as unidades Menino Joel, Bom Juá e Jardim das Margaridas, e outras três foram reformadas: Fernando Filgueiras, Santa Mônica e Congo.
Cícero Cotrim sob a supervisão de Natália Leal
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


16.12.2024 - 20h00
Checagem
No Fantástico, Lula exagera sobre prisão e omite contexto sobre taxa de juros

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o presidente Lula falou sobre sua saúde e também respondeu perguntas sobre a economia do país. O petista fez afirmações distorcidas ao afirmar que não havia qualquer explicação para o aumento da taxa de juros, sem levar em consideração o papel do governo no desenvolvimento econômico. Confira checagem:

Ítalo Rômany
26.11.2024 - 16h00
Política
Bolsonaro repete mentiras ao se defender de indiciamento

Jair Bolsonaro voltou a repetir mentiras e ataques ao sistema eleitoral brasileiro em primeira coletiva de imprensa após indiciamento pela Polícia Federal. O ex-presidente conversou com jornalistas em 25/11 em Brasília. Ele negou envolvimento em trama golpista e atribuiu indiciamento a perseguição política. A Lupa checou algumas das declarações:

Carol Macário
25.10.2024 - 21h58
Eleições 2024
Na RBS, Melo e Rosário erram ao falar de recursos e prevenção de cheias

Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), participaram nesta sexta (25) do último debate antes do segundo turno, promovido pela RBS TV. No encontro, Melo e Rosário erraram ao falar sobre as responsabilidades e os recursos destinados à proteção contra as enchentes. Confira a checagem da Lupa:

Maiquel Rosauro
22.10.2024 - 20h00
Eleições 2024
Na GloboNews, candidatos de SP erram sobre votos na periferia e Enel

Os candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), foram sabatinados pela GloboNews nesta terça (22). Boulos errou ao afirmar que Lula e Haddad venceram em todas as periferias de SP em 2022. Nunes exagerou ao dizer que a Enel deixou a concessão em Goiás por pressão do governador. Confira a checagem da Lupa.

Carol Macário
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital