UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lula versus TRF-4: bisavô de magistrado matou Antônio Conselheiro?
17.01.2018 - 20h00
Rio de Janeiro - RJ
Durante o ato “Em Defesa da Democracia e de Lula”, realizado por artistas e intelectuais no Rio de Janeiro na última terça-feira (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ao atual presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz. Na próxima quarta-feira, o TRF-4 avaliará em segunda instância a condenação de Lula pelo triplex do Guarujá (SP).
Ao falar sobre o magistrado, o ex-presidente afirmou o seguinte: “Esse cidadão é bisneto do general que invadiu Canudos e matou Antônio Conselheiro”.
O personagem histórico ao qual Lula se referia é Tomás Thompson Flores. Ele não é bisavô do atual presidente do TRF-4. O coronel (e não general) foi, na verdade, irmão do trisavô do desembargador. Além disso, vale destacar que o militar tentou invadir Canudos, mas não matou o líder do local, Antônio Conselheiro. Pelo contrário: Tomás Thompson Flores foi morto em batalha.
O desembargador Thompson Flores Lenz é de uma família tradicional no Rio Grande do Sul. É neto do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Thompson Flores, que esteve na corte suprema entre 1968 e 1981 – ou seja, foi nomeado durante a ditadura militar, pelo presidente Costa e Silva, e atuou nesse período.
O ex-ministro, por sua vez, era neto de seu homônimo Carlos Thompson Flores, que foi governador da província do Rio Grande do Sul, ainda na época do Império.
O ex-governador Carlos é irmão de Tomás, o personagem ao qual Lula se referiu. Tomás era militar e político. Lutou na Guerra do Paraguai e, em 1890, foi eleito para o cargo de deputado federal na primeira Constituinte do período republicano.
Em 1897, foi líder de uma expedição do governo brasileiro que tinha o objetivo de atacar Canudos, então cenário de uma revolta popular liderada por Antônio Conselheiro. Em 22 de junho daquele ano, morreu durante uma batalha. Conselheiro, por sua vez, só faleceu em 22 de setembro de 1897 – três meses mais tarde.
Em relato de Euclides da Cunha, Tomás tomou a linha de frente de sua brigada pessoalmente, mas preferiu não retirar as indumentárias de coronel – o que fez dele um alvo fácil e óbvio para os opositores.
A assessoria do TRF-4 confirmou as informações sobre a ascendência do desembargador. Através de sua assessoria, o ex-presidente Lula disse preferir não comentar as declarações.

“Eu acho estranho o presidente do tribunal [TRF-4] dizer que não leu a sentença mas que ela é irretocável”
Ex-presidente Lula no Twitter e em discurso feito no ato realizado a seu favor no RJ em 16/1
Em entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo em 6 de agosto de 2017, o presidente do TRF-4 afirmou o contrário do que disse Lula. Thompson Flores disse que havia lido exclusivamente a sentença de condenação emitida pelo juiz federal Sérgio Moro e que ela – e não todo o processo – era tecnicamente “irretocável”.
Na mesma entrevista, perguntando se confirmaria a sentença de primeira instância caso fizesse parte da 8ª Turma, o presidente do TRF-4 destacou que não tinha lido as provas: “isso eu não poderia dizer, porque não li a prova dos autos. Mas o juiz Moro fez exame minucioso e irretocável da prova dos autos.”
A assessoria do ex-presidente Lula disse preferir não comentar as declarações.

“Eu tinha 87% de aprovação ao sair da Presidência
Ex-presidente Lula no Twitter e em discurso feito no ato realizado a seu favor no RJ em 16/1
Em 16 de dezembro de 2010, o Ibope publicou uma pesquisa mostrando que a “aprovação ao presidente Lula havia crescido de 83% (em dezembro de 2009) para 87%”, enquanto sua desaprovação havia diminuído de 14% para 10% no mesmo período.

“Participei da elaboração da Constituinte em 88”
Ex-presidente Lula no Twitter e em discurso feito no ato realizado a seu favor no RJ em 16/1
De acordo com o site da Câmara, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realmente foi um dos deputados constituintes. Em 1987 ele ocupava uma vaga do PT-SP.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.06.2025 - 16h27
Justiça
No STF, Bolsonaro repete fakes sobre Pix, CPX e distorce documento sobre urnas

O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta terça-feira ao STF como réu no julgamento da tentativa de golpe de Estado. Em sua fala inicial, Bolsonaro assumiu que pode ter exagerado ao falar sobre as eleições, mas na sequência repetiu informações imprecisas e já desmentidas sobre o Pix, teto de gastos e urnas. Confira a checagem da Lupa

João Pedro Capobianco
15.05.2025 - 14h00
Política
No Uol, Bolsonaro volta a mentir sobre tentativa de golpe e Adélio Bispo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu uma entrevista ao Uol nesta quarta-feira (14), na qual distorceu informações sobre a tentativa de golpe de Estado pelo qual é réu no STF e mentiu sobre Adélio Bispo, autor do atentado que sofreu em 2018. Além disso, voltou a exagerar os motivos que levaram à sua inelegibilidade.

Maiquel Rosauro
09.04.2025 - 08h00
Saúde
Áudios antivacina e com fakes sobre mortes por Covid-19 voltam a circular

Áudios antigos que circularam entre 2022 e 2023 e desmentidos pela Lupa voltaram a ser disseminados nas últimas semanas em grupos do WhatsApp alertando sobre um suposto aumento de casos repentinos de mortes por Covid-19 e de efeitos colaterais graves da vacina. Apesar do alarme das mensagens, o conteúdo delas é falso.

Ítalo Rômany
06.04.2025 - 20h00
Política
Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro repete mentiras sobre Lula, STF e TSE em ato na Paulista

Bolsonaro reuniu neste domingo (6) apoiadores em São Paulo para defender a anistia aos réus dos atos de 8 de janeiro. No discurso, criticou decisões do STF sobre o inquérito que investiga a suposta trama golpista, no qual tornou-se réu, e voltou a repetir mentiras de que Lula se reuniu com traficantes e defendeu o Hamas. Confira a checagem da Lupa.

Maiquel Rosauro
21.03.2025 - 11h00
Checagem
Lula repete mentiras sobre ser o primeiro presidente sem diploma, PIB e economia

O presidente Lula tem repetido mentiras sobre PIB e sua formação acadêmica. Em 18 de março, disse ser o primeiro presidente sem diploma universitário. O que já foi desmentido em 2018 e 2024. No dia 14, Lula repetiu a alegação falsa que 2010 foi a primeira vez que a economia brasileira cresceu acima de 3%. A Lupa reuniu outras declarações, confira.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital