UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Bolsonaro não ‘convidou Alexandre Frota para ser ministro da Cultura’
07.06.2018 - 16h50
Rio de Janeiro - RJ
Voltou a circular no Facebook a “notícia” de que o pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, teria convidado o ator Alexandre Frota para ser seu ministro da Cultura. A “notícia” cita um vídeo que Frota postou em seu Twitter e no qual Bolsonaro aparece dizendo o seguinte em tom de brincadeira: “Se você [Frota] quer me ver presidente um dia, eu quero te ver ministro da Cultura. Já imaginou, cara?”. O convite oficial, no entanto, nunca ocorreu.
Por meio do projeto de verificação de notícias do Facebook, usuários da plataforma denunciaram postagens com esse conteúdo, solicitando que elas fossem checadas. Confira a análise da Lupa:
“Bolsonaro convida Alexandre Frota para ser ministro da Cultura”
Título de postagem feita pelo site Politicaatual.com no dia 5 de junho de 2018 e que já tinha mais de 3 mil interações no Facebook em 48 horas
Falso
Procurado em 7 de junho de 2018, o pré-candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, negou que tenha feito esse convite a Frota. Em nota, a assessoria de imprensa afirmou que “isso foi apenas uma brincadeira”.
Em mensagem enviada ao ator Alexandre Frota no dia 28 de março, Bolsonaro usava um tom descontraído e ria da ideia. Mas, a partir dessa mensagem, diversos veículos de comunicação do Brasil deram como certo o convite dele para que o ator dirigisse a pasta.
À época, Bolsonaro desmentiu esse conteúdo. Pelo Twitter, afirmou, inclusive, que não teria um Ministério da Cultura em seu eventual governo. Postada no dia 5 de junho, a “notícia” do site Politicaatual recria controvérsias já esclarecidas em busca de cliques. O mesmo faz postagem feita no dia 28 de março de 2018 pelo site Money Report.
Nota: esta checagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.
Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital