Circula, nas redes sociais, a alegação de que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte liberado após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. É falso. O passaporte de Bolsonaro continua retido. Moraes ordenou a revogação de medidas cautelares contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Circula nas redes sociais uma imagem que, segundo a legenda, seria do ato realizado no domingo (16), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Rio de Janeiro. É falso. A imagem é antiga e circula nas redes ao menos desde 21 de abril de 2024.
É falso que um relator da OEA afirmou que os ataques de 8 de Janeiro foram uma cortina de fumaça para o STF instaurar censura no Brasil. O homem no vídeo não é Pedro Vaca Villarreal, relator da Organização dos Estados Americanos que esteve no Brasil, mas sim Julio Pohl, advogado da ADF International, organização conservadora internacional.
Circula nas redes sociais a alegação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem imóveis e contas bancárias milionárias nos Estados Unidos. Falso. A publicação usa uma reportagem de 2016 sobre um inquérito policial que citava Moraes, mas o caso foi arquivado pela Justiça.
Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.