UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Em vídeo, Patrícia Pillar nega ter sido vítima de agressão por parte de Ciro Gomes
20.09.2018 - 10h06
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet uma foto da atriz, diretora e produtora Patrícia Pillar, ex-mulher do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, acompanhada de uma declaração em que ela estaria lembrando os eleitores de que o político a agredia. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Quem me batia era o Ciro Gomes. Patrícia Pillar”
Frase que acompanha imagem da atriz e diretora (aqui, aqui, aqui e aqui) e que, até as 23h30 do dia 19 de setembro de 2018 já tinha sido compartilhada mais de 30 mil vezes no Facebook
Falso
Na noite da quarta-feira (19), a atriz, diretora e produtora postou um vídeo em seu perfil de Twitter classificando a informação de que já foi agredida por Ciro Gomes como “totalmente falsa”. Sem citar o nome dos dois presidenciáveis nomeados na imagem acima – Ciro e Jair Bolsonaro (PSL), Patrícia Pillar fez o seguinte alerta:
“Estão usando minha imagem para divulgar notícias falsas, favorecendo um candidato que jamais seria o meu. Eu nunca sofri nenhum tipo de violência da parte de ninguém. Isso é totalmente falso”.
View post on Twitter
Em março deste ano, Patrícia declarou voto em Ciro. Numa entrevista ao jornal O Globo, disse o seguinte: “Voto nele [Ciro], claro. O panorama ainda está indefinido [Ciro ainda era pré-candidato pelo PDT], mas não há a menor chance de o meu voto não ser dele”.
Em agosto, disse à Veja que o apoiaria, mas que não faria parte de sua campanha.
Patrícia e Ciro foram casados por mais de uma década, e se separaram em 2012. O ponto mais polêmico da relação dos dois se deu em 2002. Naquele ano, Ciro era candidato à presidência pelo PPS e disse que Patrícia tinha um dos papéis mais importantes da campanha, que era dormir com ele.
Checagem semelhante foi feita pelo site Boatos.org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.10.2024 - 18h25
Internacional
Vídeo mostra comemoração de futebol, não ataque de Israel ao Líbano

 Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas observando diversas luzes vermelhas caindo do céu. A legenda do post indica que a cena seria de um ataque de Israel ao Líbano. É falso. As imagens não são do Líbano. As cenas mostram a comemoração da torcida do Mouloudia Argel pelos 103 anos do time de futebol, na Argélia.


Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 15h52
Política
É falso que Boulos foi cassado e que Marçal irá para o 2º turno

Vídeo nas redes sociais alega que Guilherme Boulos (PSOL) foi cassado pela Justiça Eleitoral e, desta forma, Pablo Marçal (PRTB) irá para o segundo turno da eleição em São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). É falso. Trata-se de uma desinformação. O registro da candidatura de Boulos está regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maiquel Rosauro
07.10.2024 - 15h33
Política
Zeca do PT não pediu para o Exército entregar quartel para o MST

Circula pelas redes sociais que o Exército deverá entregar um quartel ao MST. A informação foi compartilhada em um vídeo que sugere que a ideia foi do deputado estadual Zeca do PT (PT-MS). É falso. O Exército desmentiu que terá que entregar um quartel ao movimento. Post tira de contexto denúncia feita pelo deputado sobre uso de um terreno.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital