UOL - O melhor conteúdo
Lupa
TSE não trocou empresa responsável pela ‘divulgação da apuração’
27.10.2018 - 09h53
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais a “notícia” de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria substituído a empresa responsável pela “divulgação dos resultados” das eleições deste ano. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“TSE troca empresa responsável pela divulgação da apuração”
Informação publicada nos sites O Antagonista, MBL News, Jornal 21 Brasil, Ataque Aberto, Renova Mídia, IgNews, Cleuber Carlos e que tinha mais de 88,5 mil interações no Facebook até o dia 26 de outubro de 2018
Falso
No último dia 20 de outubro, o TSE trocou a empresa responsável por gerenciar a rede de distribuição de conteúdos. “O serviço não faz parte do processo de apuração e de totalização das eleições, sendo uma ferramenta para ampliar a capacidade de acessos [simultâneos] às páginas na internet dos tribunais eleitorais”, diz o TSE.
Em julho, o TSE abriu licitação para a realização desse serviço. O pregão eletrônico 62/2018 pode ser consultado no site do tribunal. A empresa vencedora foi a BRCloud.
Segundo o TSE, no dia 7 de outubro, data do primeiro turno da eleição, o site do tribunal experimentou problemas de sobrecarregamento por causa de acessos simultâneos. Durante o horário de votação, por exemplo, eleitores de todo o país tiveram dificuldade de acessar a página. Por causa disso, a empresa BRCloud teve seu contrato rescindido.
No pregão eletrônico, o segundo lugar havia ficado com a empresa CPD – Consultoria, Planejamento e Desenvolvimento de Sistemas. Ela prestará o serviço no segundo turno das eleições. Assim como ocorria com a BRCloud, a CPD não é responsável pela “divulgação da apuração” nem tem qualquer ingerência sobre os dados do TSE.
Uma consulta o Sistema de Acompanhamento de Contratos do TSE revela que a BRCloud havia sido contratada por R$ 1.065.524,20 e que devolveu ao tribunal R$ 880.688. O contrato da CPD foi assinado no dia 20 de outubro, no valor de R$ 532.762,20.
O site O Antagonista, avaliado nesta checagem, publicou nota relatando erroneamente que a empresa responsável pela “divulgação da apuração” tinha sido alterada. Posteriormente, publicou esclarecimento do TSE, mas, até às 21h20 do dia 26 de outubro, mantinha no ar o conteúdo original sem correção.
Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital