UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa foto de Trump com camiseta pró-Bolsonaro
28.10.2018 - 16h23
Rio de Janeiro - RJ
Por Lucía Martinez, jornalista do Chequeado.com
A página de Facebook Jair Bolsonaro 2018, a Última Esperança da Nação, seguida por mais de 850 mil pessoas, compartilhou uma foto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, posando com uma camiseta branca em que supostamente se lê “Bolsonaro” e o número “17”. O “17” é o número de urna do candidato do PSL à Presidência da República.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da plataforma de checagem argentina Chequeado, que, neste domingo (28), trabalha em regime de plantão junto com a Lupa:
“Trump mostra camiseta pró-Bolsonaro”
Imagem que até às 16h do dia 28 de outubro de 2018 já tinha quase 30 mil compartilhamentos no Facebook
Falso
O conteúdo analisado pelo Chequeado também foi reproduzido por outras páginas no Facebook e é falso. A imagem foi editada para indicar um apoio explícito do presidente americano ao candidato do PSL. Até às 16h do dia 28 de outubro de 2018, o post já tinha sido compartilhado quase 30 mil e recebido mais de 16 mil reações.
A imagem original foi registrada em agosto, quando o presidente da Fifa, Gianni Infantino, visitou a Casa Branca. O motivo da visita foi a escolha dos Estados Unidos como sede da Copa de 2026, junto com o Canadá e o México.
Infantino presenteou Trump com uma camiseta branca da seleção americana de futebol, com o número 45 às costas (porque Trump é o 45º presidente da história americana) e outra azul, com o número 26, em referência ao ano em que ocorrerá o Mundial em que os três países da América do Norte organizarão o evento em conjunto.
Além das camisetas, Infantino levou outros objetos relacionados ao futebol. Trump aproveitou a oportunidade e mostrou um cartão vermelho ao repórteres que acompanhavam a visita do presidente da FIFA.
Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Tradução Natália Leal
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital